Portugal foi um dos países eleitos pela UEFA para acolher um dos sete grupos da fase principal de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2016.

A UEFA indicou, além do nosso país, a Itália, a Croácia, a República Checa, a Hungria, a Holanda e a Turquia como anfitriões da qualificação europeia, com o sorteio marcado para o dia 2 de julho, na sede do organismo, em Nyon (Suíça).

Os jogos de apuramento para o Mundial terão lugar nos dias 10, 11 e 13 de dezembro próximo, com os dois primeiros classificados de cada um dos grupos de qualificação (constituídos por quatro seleções) a terem acesso ao play-off decisivo, do qual sairão os sete representantes do "Velho Continente" no Campeonato do Mundo da Colômbia. Os jogos do play-off estão agendados para os meses de março (primeira mão a 22 ou 23) e abril (segunda mão a 12 ou 13) de 2016.

Recorde-se que Portugal está no quarto lugar do ranking UEFA de futsal, apenas suplantado pela Espanha, a Itália e a Rússia.

A qualificação europeia para o Mundial arranca em outubro de 2015, com a realização da fase preliminar, envolvendo 23 países do total de 45 que cumprirão a caminhada para o Campeonato do Mundo.