A Federação Angolana de Futsal (FAFUSA) realiza no sábado, dia 3 de outubro, dois jogos da final da Taça de Angola nos escalões séniores em ambos os sexos, a terem lugar nas províncias do Kwanza Sul e Huíla.

O desafio em masculino acontece no Pavilhão Multiusos do Benfica, no Sumbe, província do Kwanza Sul, onde vão jogar as equipas da RNT de Luanda e a Angola Telecom de Benguela.

Em feminino, a agremiação com tradição na modalidade, a Cardes do Namibe, defrontará o PC Polivalente de Benguela, no pavilhão multiusos Nossa Senhora do Monte, na província da Huíla.

Os troféus e medalhas para os quatro finalistas da Taça de Angola estão garantidos, ao passo que os prémios monetários poderão não existir, porque a FAFUSA ainda continua a solicitar patrocínios. Mesmo assim, a direção do órgão que responde pela família do futsal em Angola garantiu condições necessárias para a realização da prova, cuja missão é superar a edição passada.

O secretário-geral da Federação Angolana de Futsal, João Andrade Diniz, disse ao SAPO que os preparativos estão a decorrer sem sobressaltos, quer em termos administrativos e técnicos. João Dinis, que não falou muitas coisas sobre a Taça de Angola, reforçou ainda que o estado da modalidade em Angola é positivo, porque a direção da FAFUSA continua a trabalhar para estar “sempre bem na fotografia”, dentro e fora do país.

A FAFUSA abriu a época desportiva em Janeiro, portanto, de lá para cá já realizou muitas atividades a nível do país, com destaque para os campeonatos nacionais, provinciais e regionais em ambos os sexos. Massificar, formar atletas, realizar provas regionais, apoiar os associados e outras atividades fazem parte das linhas de forças do referido da Federação Angolana de Futsal, órgão situado na Cidadela Desportiva, em Luanda.

Em Angola, o futebol salão, vulgo futsal, é praticado nas 18 províncias, porque a maior parte das empresas têm realizado torneios internos, que muitas das vezes servem para homenagear algumas figuras do país, datas históricas e outras.