No primeiro dérbi de futsal oficial da época, o Benfica recebeu no Pavilhão da Luz o Sporting e venceu por 2-1, em encontro da sétima jornada do campeonato português.

Os golos encarnados foram marcados por Fábio Cecílio (20') e Gonçalo Alves (34'). Miguel Ângelo (28') apontou o tento leonino.

Os dérbis de futsal são marcados pela incerteza no resultado, pela emoção até final, por pavilhões lotados e por adeptos a puxarem pelas suas equipas de forma ensurdecedora. E por isso pode-se dizer que este jogo cumpriu todos os pré-requisitos necessários para ser mais um grande jogo de futsal.

O Sporting de Nuno Dias chegava a este encontro sem Fortino, para além dos vários jogadores que recuperam de lesão (Paulinho, Gonçalo Portugal e André Sousa), ao passo que o Benfica não contava com Chaguinha e Rafael Henmi.

Primeira parte

Os leões entraram mais fortes no encontro e mostraram vontade de desatar o nulo inicial desde cedo. Ao cabo dos primeiros cinco minutos, já o Sporting tinha feito quatro remates perigosos, sendo que num deles, a bola rematada por Cavinato embateu no poste da baliza encarnada.

O Benfica respirou fundo e aos poucos foi equilibrando a partida, ao passo que o Sporting foi acumulando faltas desde cedo o que também fez com que tivesse de diminuir a sua agressividade. Basta lembrar que aos oito minutos, os leões já contavam com quatro faltas.

Juanjo brilhava na baliza encarnada, mas do outro lado Marcão também assumia protagonismo ao defender aos 14 minutos um livre de 10 metros apontado por Alessandro Patias, que castigava a sexta falta leonina.

Quando o jogo parecia que iria chegar ao intervalo empatado, eis que Joel Rocha pede a pausa técnica, e logo de seguida o Benfica bate um canto que origina o primeiro golo da partida. Alan Brandi tira um adversário do caminho com uma simulação e toca para Fábio Cecílio que roda à vontade, abrindo o ativo no Pavilhão da Luz, resultado com que se chegou ao intervalo.

Segunda parte

Na segunda parte, o Benfica até entrou melhor, mas seriam os leões a chegar ao golo por Miguel Ângelo (28'). O ala leonino rematou na passada e Juanjo pareceu surpreendido. O espanhol joga muita vezes na antecipação da jogada, mas desta procurou antecipar um movimento que o jogador do Sporting não fez e a bola entrou para o empate na partida.

Os leões pareciam embalados pelo empate, e voltaram a estar por cima do encontro. Primeiro foi o jovem Varela que rematou e Cavinato junto à baliza desviou para fora, depois foi João Matos a concluir uma boa jogada com um remate ao poste (32').

Logo de seguida, Patias tenta travar João Matos numa transição rápida e acaba por fazer falta, o que origina o seu segundo amarelo e a consequente expulsão. O Benfica passava a ter de cumprir dois minutos em inferioridade numérica. Nesse período, os leões tentaram de tudo para chegar à vantagem mas Juanjo parecia agigantar-se na baliza.

O golpe de teatro surgiu quando se concluíram esses dois minutos e o Benfica dispôs de mais um elemento na condução de uma transição rápida que foi concluída com um golo do capitão Gonçalo Alves, voltando o Benfica novamente para a frente.

Depois, a equipa da casa teve de sofrer e muito para manter esta magra vantagem perante um Sporting que apostou nas estratégia do cinco para quatro e dispôs de várias oportunidades para chegar ao empate. A mais flagrante aconteceu no último minuto com a equipa de Nuno Dias a dispôr de um livre de 10 metros que foi defendido por Juanjo. Sobre o apito final, Cavinato foi expulso por jogar a bola com a mão, o que motivou o segundo amarelo.

Com este triunfo, o Benfica passa para a liderança isolada com 18 pontos, ao passo que os leões mantêm os mesmos 15 com que iniciaram a partida.

Ficha de jogo

Cinco inicial Sporting: Marcão, Cavinato, Djô, Diogo e Fábio Lima;
Jogaram ainda: Caio Japa, Miguel Ângelo, João Matos, Pedro Cary, Merlin, Varela;
Cinco inicial Benfica: Juanjo, Bruno Coelho, Fábio Cecílio, Alessandro Patias e Gonçalo Alves;
Jogaram ainda: Mário Freitas, Ré, Alan Brandi, Bruno Pinto e Fernando;

Resultados 3.ª jornada

Benfica 2-1 Sporting
AD Fundão 3-1 Quinta dos Lombos
Rio Ave 2-2 SL Olivais
Modicus 6-3 Gualtar
Burinhosa 7-3 Boavista
CS São João 0-0 SC Braga
Leões Porto Salvo 0-2 Belenenses