Portugal cumpriu o que prometeu e garantiu três vitórias em três jogos, batendo este domingo a Roménia por 5-0 no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. Cardinal (1’ e 13’), Ricardinho (3’ e 40') e Fábio Cecílio (27’) marcaram os golos do cinco luso.

A seleção sabia que precisava de apenas um empate para garantir o primeiro lugar, mas o objetivo era vencer e convencer. Tudo começou muito cedo com dois golos nos primeiros três minutos a pôr a nu as devidas diferenças existentes entre estas duas formações.

Combinação entre Ricardinho e Cardinal, com o pivot a inaugurar o placard com 30 segundos de jogo. Logo a seguir, Stoica perdeu a bola e foi Ricardinho, com um bom movimento a iludir um adversário, e a atirar para o fundo da baliza por 2-0.

Tudo parecia sair bem a Portugal, e isso traduzia-se na consistência do jogo luso a deixar pouco espaço para que a Roménia conseguisse respirar.

Aos 13 minutos, o goleador da seleção voltou a fazer das suas. Cardinal e Ricardinho jogam de olhos fechados e foi uma nova jogada entre os dois a originar o 3-0. Ricardinho viu o movimento do seu colega no lado contrário e Cardinal apareceu a rematar ao ângulo. O resultado ao intervalo era justo e colocava Portugal no bom caminho.

Na segunda parte o ritmo abrandou, a seleção de leste apareceu mais perigosa, mas Vítor Hugo com uma grande defesa impediu o golo de Szocs. E quando a Roménia parecia querer entrar no jogo, Fábio Cecílio voltou a aumentar a diferença.

O ala/fixo rematou ao poste na sequência de um canto batido por Ricardinho. Novo take com estes dois protagonistas e desta vez a bola entrou (27’) e chegou-se aos 4-0. Houve tempo para rodar todos os jogadores da equipa das quinas, com Bebé e Mário Freitas também a contribuírem para o triunfo luso, e ainda para mais um golo de Ricardinho já sobre o apito final, quando a Roménia jogava em cinco para quatro.

Com este resultado, Portugal passa o Grupo 6 no primeiro lugar com nove pontos, juntamente com a Polónia (6 pts), rumo ao play-off de acesso ao Mundial de futsal 2016.

A equipa de Jorge Braz partirá para esta última fase como cabeça de série, num play-off que se disputará a 22 de março (primeira mão) e 12 de abril de 2016 (segunda mão).