Para o Mundial de futsal, a ter lugar em 2016 na Colômbia, o continente africano tem três vagas garantidas, por isso, os angolanos esperam conseguir o passaporte no Campeonato Africano, prova que acontece em abril, na África do Sul.

As terras da famosa planta, Welwítschia Mirabilis, província do Namibe, será o local do estágio da Seleção angolana, tendo em vista a participação no Campeonato Africano da Modalidade, onde a missão é conseguir um dos três primeiros lugares para estar no Mundial.

Durante o estágio pré-competitivo, o combinado angolano fará alguns jogos de preparação com equipas locais e, consequentemente viajará para o palco do Africano, onde vai ‘limar as últimas arestas’ em vários setores. Sendo assim, os responsáveis da Federação Angolana de Futsal (FAFUSA) garantiram o apoio necessário para a Seleção, que respira ar puro, apesar de a equipa técnica estar a estudar as fórmulas possíveis para contrariar o favoritismo dos adversários no Africano.

O presidente da FAFUSA, Noé Alexandre, felicitou os jogadores, equipa técnica e a família futsalistica em geral do país pelo contributo que têm dado, direta e indiretamente, para que a modalidade seja um sucesso nas diversas províncias.

Noé Alexandre sublinhou que neste momento, uma das principais preocupações passa por reunir as condições necessárias para que não haja sobressaltos, antes, durante e depois da preparação de Angola, dentro e fora do país.

Recorda-se que para o combinado angolano apurar-se pela segunda vez para o Campeonato Africano de futsal, goleou os Camarões no jogo da primeira e segunda mão, em Yaoundé por, 5-3 e 7-1, em Luanda, no pavilhão da Cidadela Desportiva.

Entre as equipas que mais fornecem jogadores para a seleção, o destaque vai para RNA, ENE, Cardes do Namibe, Coprate e Macom, além de outras que também têm tradição.

Em Angola, o futsal é a modalidade mais praticada em todas as províncias, com o maior contributo de empresas, nacionais e estrangeiras, que têm realizado diversos campeonatos e torneios para saudar figuras, assim como comemorar datas históricas e aniversários.