A primeira edição da Taça da Liga de futsal decorre de quinta-feira a domingo, em Oliveira de Azeméis, com o campeão nacional Benfica a reeditar com a AD Fundão a final da Taça de Portugal e Supertaça conquistadas pelos ‘encarnados’.

O campeão Benfica reencontra nos quartos de final da prova a AD Fundão, que venceu na final da Taça de Portugal, por 5-2, e na Supertaça, por 6-3, numa espécie de tira-teimas, que conheceu no sábado novo capitulo com os beirões a imporem aos ‘encarnados’, na Luz, a primeira derrota no campeonato (4-2).

A prova em estreia no calendário de futsal é disputada pelos oito clubes mais bem classificados no final da primeira volta do campeonato nacional em curso e o sorteio ditou ainda os jogos Sporting de Braga-Modicus, Olivais-Belenenses e Sporting-Burinhosa.

O Sporting, que tem repartido com o Benfica ao longo dos últimos anos a hegemonia na modalidade, surge em Oliveira de Azeméis após no domingo ter igualado o rival ‘encarnado’ na liderança do campeonato.

A formação ‘leonina’ venceu em casa do Modicus, por 5-1, no domingo, em jogo da 16.ª jornada da Liga, e tirou partido da derrota do Benfica frente ao AD Fundão, para se colar aos ‘encarnados’ no primeiro lugar, com 43 pontos, mais 12 do que o Burinhosa (terceiro).

O Burinhosa é precisamente o adversário do Sporting nos quartos de final da Taça da Liga e o vencedor desta eliminatória irá defrontar sábado a equipa que sair vencedora do ‘duelo’ entre o Sporting de Braga e o Modicus.

A outra meia-final, também a disputar sábado (09 de janeiro), irá opor os vencedores das eliminatórias a disputar entre o Benfica e a AD Fundão e o SL Olivais e o Belenenses.

A competição, que de acordo com os regulamentos terá que decorrer em pavilhão neutro, desta feita o recinto escolhido foi o Pavilhão Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, abre na quinta-feira com o jogo entre o Sporting de Braga e o Modicus, pelas 13:30.

Seguem-se os encontros que opõem o SL Olivais ao Belenenses (16:00), o Sporting ao Burinhosa (18:30) e o Benfica ao AD Fundão (21:00). A única restrição ao sorteio impede que os dois primeiros classificados se defrontem nos quartos de final.