A seleção portuguesa de futsal venceu a Eslováquia esta quinta-feira por 4-1, em jogo particular disputado em Rio Maior, o último antes da partida para a Sérvia onde se irá disputar o Europeu da modalidade.

Os golos da seleção lusa foram apontados por Peter Brndiar (ag, 13'), Cardinal (21') e Ricardinho (27' e 28'). Drahovsky (18') marcou o único golo dos eslovascos.

Portugal entrou forte, pressionante e com vontade de depressa inaugurar o marcador, a Eslováquia optava por baixar as suas linhas para os 10 metros defensivos e daí só saía em transições rápidas, apoiadas nos lançamentos longos do guarda-redes Peter.

A seleção orientada por Jorge Braz dispôs de várias oportunidades, mas mostrava problemas na finalização, também por culpa da boa exibição do guardião adversário.

O golo que Portugal fazia por merecer há muito chegou as 13 minutos fruto da capacidade de Cardinal em jogar de costas para a baliza. O pivot escondeu a bola do adversário e quando se virou, rematou para o primeiro do jogo. A verdade é que o internacional português contou com um ressalto no pé esquerdo de Peter para que a bola entrasse definitivamente na baliza eslovaca.

Quando o jogo se encaminhava para o intervalo, a Eslováquia chegou ao empate num dos seus quatro remates desta etapa inicial. Lançamento de Peter com a mão, Drahovsky iludiu a marcação de Bruno Coelho e rematou para o 1-1, para surpresa de Vítor Hugo que não fica totalmente isento de culpas no lance.

Na segunda parte, as coisas ficaram mais fáceis porque Cardinal e Ricardinho mostraram a qualidade que deles se espera. O pivot, numa jogada individual fez o 2-1 (21'), e depois foi Ricardinho aos 27' num remate fora da área, depois de várias tentativas, a conseguir fazer o 3-1, contando com um ressalto.

A Eslováquia optou de pronto em jogar com a estratégia do cinco para quatro e o jogo ficou incaracterístico. A seleção de Jorge Braz teve de recuar e esperar um erro adversário para aproveitar a baliza deserta. Foi isso que fez Ricardinho aos 28' colocando o resultado em 4-1.

Deste modo, Portugal fecha a sua preparação com duas vitórias (Qatar e Eslováquia) e um empate (Eslováquia). A seleção de futsal parte domingo para Belgrado onde irá disputar o Euro 2016, estando inserida no Grupo A juntamente com Sérvia e Eslovénia.