O estreante Cazaquistão apurou-se hoje para os quartos de final do Campeonato da Europa de futsal, enquanto Azerbaijão e República Checa adiaram a decisão sobre quem se juntará também a Portugal, Espanha, Sérvia e Ucrânia.

Com triunfo 4-2 sobre a Croácia, o Cazaquistão já assegurou um dos dois primeiros lugares no grupo C em função da diferença de golos, enquanto o Azerbaijão, que venceu a República Checa 6-5, em equilibrado duelo, apenas garantirá o apuramento se um dos seus dois adversários ficar com uma diferença negativa de golos superior a dois.

Com a base da equipa detentora da Taça UEFA de futsal, o Kairat Almaty, que inclui atletas determinantes como Leo, Douglas e Higuita, o Cazaquistão, que tinha perdido na estreia 2-1 com a Rússia, adiantou-se aos seis minutos e, a partir daí, só permitiu o empate durante… 15 segundos, no que foi precisamente o 1-1: depois, liderou sempre e nunca teve o triunfo em causa.

“Acreditamos neste sonho, pois não viemos cá para participar, mas para competir. Sabemos que podemos, depois de vencer Portugal (na qualificação) e empatar com a Ucrânia. Hoje, o Cazaquistão mostrou que o seu sonho pode tornar-se realidade”, congratulou-se o selecionador Cacau.

Agora, para continuar em prova, a Croácia precisa impor-se à vice-campeã europeia Rússia – em nove edições foi campeã em 1999, quatro vezes segunda classificada e duas terceira - por dois golos de diferença, uma tarefa árdua para se manter na corrida para os ‘quartos’.

No grupo D, Azerbaijão e República Checa proporcionaram um dos mais emocionantes jogos do campeonato, com permanentes remates e incerteza no marcador até ao derradeiro segundo.

Os azeris, que na estreia tinham sido derrotados 3-0 pela Itália, tiveram constantes vantagens anuladas pelos checos, que apenas não conseguiram reagir ao 6-5 apontado por Rafael a apenas 40 segundos do fim, na situação em que apostava no guarda-redes avançado.

No sábado, Portugal e a anfitriã Sérvia discutem o primeiro lugar do grupo A, enquanto Espanha e Ucrânia decidem o mesmo no grupo B.