A campeã Itália goleou hoje a República Checa, por 7-0, no fecho da fase de grupos do Europeu de futsal, num dia em que se confirmou o apuramento de Azerbaijão, da Rússia e do Cazaquistão para os quartos de final.

Depois de conhecidos no sábado os encontros Sérvia-Ucrânia e Portugal-Espanha, a realizar na segunda-feira, a derradeira jornada dos grupos C e D ditou os jogos de terça-feira Rússia-Azerbaijão e Cazaquistão-Itália.

Praticamente apurada, a Itália confirmou o primeiro lugar do grupo D, com uma goleada sobre a República Checa, por 7-0, um resultado que apurou o Azerbaijão e afastou os checos.

Em destaque estiveram os sportinguistas Fortino, que marcou aos 26 segundos e aos 22 minutos, e Alex Merlim (21), assim como o benfiquista Patias, que fechou a contagem aos 33, com os restantes golos italianos a serem marcados por Gabriel Lima (11), Koudelika (22), na própria baliza, e Honório (24).

A Rússia também garantiu o apuramento, ao empatar com a Croácia, a dois golos, terminando em primeiro do Grupo C, com mais um ponto do que o Cazaquistão e três do que os croatas.

A seleção balcânica desperdiçou uma grande penalidade no derradeiro minuto por Novak, um golo que, contudo, seria insuficiente para garantir o apuramento dos croatas, mas que daria o primeiro lugar na ‘poule’ ao Cazaquistão.

Robinho (1-0), com um golo na própria baliza aos 09 minutos, colocou a Croácia em vantagem, mas Abramov (1-1), aos 12, empatou para a Rússia. Na segunda parte surgiram mais dois golos, por Novak (2-1), aos 25 minutos, e por Penevezev (2-2), aos 39.

O encontro que concentra as atenções dos quartos de final opõe a seleção portuguesa, segunda classificada do grupo A, após a derrota com a Sérvia (3-1), à invicta Espanha, vencedora do grupo B.

O histórico de resultados nas edições anteriores de Europeus entre as duas seleções pende favoravelmente para a Espanha, que já derrotou Portugal por quatro vezes, uma das quais na transformação de grandes penalidades, em 2007, e em que se regista apenas um empate, em 2003.

A somar ao confronto direto entre ambas as seleções há ainda o facto de que a Espanha já venceu por seis vezes o titulo europeu, enquanto que o melhor resultado de Portugal foi um segundo lugar em 2010, no Hungria, na final perdida para a Espanha (4-2).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.