O Cazaquistão venceu hoje a Sérvia por 5-2 e conquistou um inédito terceiro lugar no Campeonato da Europa de futsal, que hoje termina em Belgrado com a final Rússia-Espanha.

O guarda-redes Miodrag Aksentijević, que se revelou praticamente intransponível no embate contra Portugal (3-1 para a Sérvia), foi o protagonista do desafio, ao consentir dois ‘frangos’, tendo o público da casa apenas festejado os seus tentos nos derradeiros três minutos.

A 17 segundos do intervalo, Douglas Junior, autor de um 'hat-trick', rematou e Miodrag Aksentijević deixou passar entre as pernas.

O impensável surgiu logo no primeiro minuto da etapa complementar, em lance gémeo, desta vez protagonizado por Zhamankulov, da mesma zona e com o mesmo final.

Com 16 minutos para jogar, Zivanovic atirou ao ferro, lance que podia ter feito a Sérvia regressar à discussão do resultado, definitivamente sentenciado aos 30, em arranque de Douglas Junior, com um remate que passou, novamente, entre as pernas do guarda-redes, que saiu ao limite da área para diminuir o ângulo.

Já com guarda-redes avançado, a Sérvia sofreu o 4-0 pelo influente guarda-redes Higuita, que fez defesa vistosa e depois chutou de baliza a baliza, encontrando as redes desertas.

Douglas Jr. (34), depois de fintar o guarda-redes, fez o 5-0, com os tentos de honra dos anfitriões a serem apontados por Rakic a três minutos do fim, com culpas para Higuita, e por Rajcevic, a dois segundos do fim.

Portugal vai reencontrar a Sérvia no ‘play-off’ para o Campeonato do Mundo da Colômbia, com desafios a 22 de março e a 12 de abril, este, provavelmente decisivo, a disputar-se em Portugal.

Rússia e Espanha lutam hoje pela vitória no Europeu (20h00 de Lisboa), com o conjunto do Leste europeu em busca do segundo título e os ibéricos do sétimo em 10 edições.