O guarda-redes André Sousa defendeu hoje que a vitória é o único resultado que interessa a Portugal frente à Sérvia, na segunda mão do ‘play-off’ de qualificação para o Campeonato do Mundo de futsal.

Com uma vantagem de um golo (2-1) averbada em Belgrado, o empate no jogo de terça-feira é suficiente para a seleção nacional de futsal garantir a qualificação para o Mundial da Colômbia, mas para André Sousa Portugal tem de ganhar. “Jogando bem ou mal, temos de vencer e garantir o apuramento para a Colômbia. Isso é o mais importante e é o que está na nossa cabeça. Mais do que jogar bem e apresentar um bom futsal, a vitória é essencial para os nossos objetivos”, defendeu em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol na Internet.

De regresso às convocatórias, depois de um ano de afastamento motivado por problemas físicos, o guarda-redes do Sporting assumiu que a equipa das ‘quinas’ tem de conseguir controlar o jogo da segunda mão do ‘play-off’ “a nível técnico e tático”. “Temos de conseguir manter uma forte estabilidade emocional para os momentos de sofrimento, que iremos ter em alguma parte dos 40 minutos. Temos de manter a calma, a serenidade e um espírito coeso que nos garanta a vitória e a passagem ao Mundial da Colômbia”, sintetizou.

André Sousa destacou ainda o comportamento da seleção no jogo da primeira mão, considerando que o triunfo por 2-1 fora deixa Portugal em boa posição para conquistar o passaporte para o Mundial2016. “Nos minutos iniciais não estivemos tão bem, mas com o bom trabalho da equipa e do Vítor Hugo conseguimos manter o empate. Depois, conseguimos encaixar bem no jogo da Sérvia e alcançámos uma vitória que apesar de não ser muito folgada, dá-nos confiança para esta segunda mão, em nossa casa, com o nosso público a contribuir. Estamos em vantagem e isso é o mais importante”, referiu.

Sobre o facto de o encontro ser em Odivelas, pavilhão onde o ‘seu’ Sporting costuma jogar, André Sousa não escondeu que é um “excelente” palco para o frente a frente com a Sérvia.

Apesar de estar há um ano sem vestir a camisola das ‘quinas’, o guardião luso nunca deixou de seguir com atenção o percurso da seleção. “Estive de fora, mas a acompanhar o que se passava, não só falando com colegas de equipa, mas essencialmente a acompanhar pela televisão a Seleção”, explicou, confessando-se muito contente pela chamada, num ano que não tem sido fácil.

Portugal e Sérvia disputam na terça-feira, pelas 19:30, no multiusos de Odivelas, o acesso ao Mundial de futsal, que terá lugar entre 10 de setembro e 01 de outubro, nas cidades colombianas de Bucaramanga, Cali e Medellin.