Éder Lima é pivot, vive de golos, e foi com eles que ganhou o respeito do futsal mundial. Hoje é internacional russo e uma das principais armas do Ugra, equipa que vai defrontar o Benfica na meia-final da UEFA Futsal Cup.

Mas em 2004, quando era um desconhecido, partiu do Brasil para tentar a sua sorte em Portugal. O Estrela da Amadora viu nele as qualidades que hoje lhe são reconhecidas e convenceu-o a viajar até ao nosso país.

“Tive uma passagem por Portugal pelo Estrela da Amadora. Eu estava a jogar um campeonato de futsal pela seleção paulista e aí apareceu o diretor e o treinador do Estrela da Amadora fazendo uma proposta para eu poder jogar no Estrela”, começou por contar ao SAPO Desporto.

As promessas convenceram-no a atravessar o Atlântico, mas não deixaram de ser promessas e depois bateu de fente com uma triste realidade: “Eles prometeram muita coisa lá no Brasil, e quando chegámos em Portugal não se cumpriu nada disso. Bem pelo contrário. Ficámos 3 meses sem receber, sem alimentação, foi meio triste a passagem pelo clube, só que por Portugal tenho muito carinho”.

Em vez de regressar à sua terra natal, optou por seguir para a Rússia quando o futsal estava longe de ser o que é hoje e deu-se bem.

“Então, depois houve a oportunidade de eu jogar na Rússia e graças a Deus sou muito feliz por jogar aqui e devo muito a este país. Porque me acolheu muito bem, com muito carinho”, recorda.

Deste então representa o Ugra e tem crescido com a equipa. No ano passado conseguiu o primeiro título de campeão e a oportunidade de concretizar um sonho: jogar a UEFA Futsal Cup.

A estreia tem sido de sonho. Éder Lima olha para este percurso como “um momento histórico”. O ponto mais alto passou pela eliminação do Kairat, atual campeão em título, mas o russo-brasileiro sabe que isso foi apenas um jogo na caminhada que quer terminar com a conquista da competição.

“Para o nosso clube está a ser um momento histórico. Passámos por uma grande equipa que é o Kairat, porém sabemos que ainda não vencemos nada. Ainda temos dois jogos para chegar ao título que é o grande objetivo do Ugra. Mas até lá temos pela frente uma grande equipa como o Benfica, e depois as duas outras equipas também são muito fortes. É muito difícil ainda”, analisou.

Éder Lima mostrar conhecer bem o Benfica falando dos “bons jogadores” que tem e que jogam na “seleção italiana e seleção ortuguesa”, antevendo “um jogo equilibrado”.

“É uma equipa muito forte e comentámos entre nós que temos de entrar com a mesma garra, e concentração com que entrámos frente ao Kairat. Vai ser um jogo difícil e irá decidir-se nos pormenores. Quem errar menos vai garantir um lugar na final”, explica.

E porque o russo vive de golos, esperar juntar mais neste jogo aos 13 que já leva na competição: “Eu pretendo fazer isso, mas o mais importante é a vitória do clube. Se puder vencer com golos meus ficaria mais feliz ainda”.

O jogo Benfica – Ugra está agendado para esta sexta-feira, em Guadalajara, Espanha. Na outra meia-final encontram-se Inter Movistar e Pescara.