O treinador do Benfica, que conquistou o terceiro lugar na UEFA Futsal Cup, afirmou hoje que a equipa teve de "vestir o ‘fato-macaco'" para, "na ausência de inspiração", vencer os italianos do Pescara "na transpiração".

"Como costumamos dizer: quando não vai na inspiração, tem que ir na transpiração. Durante muitos minutos do jogo, tivemos muitas dificuldades para superar um grandíssimo Pescara e teve de aparecer o Benfica de ‘fato-macaco’, disponível para competir em cada lance, conseguindo empatar e levando o jogo para as grandes penalidades", disse Joel Rocha na conferência de imprensa do final da partida, que servia para atribuir o terceiro e quarto lugares.

O Benfica bateu o campeão italiano Pescara por 2-0 nas grandes penalidades (após o 2-2 no final do tempo regulamentar).

O campeão português saiu assim da ‘final four' da UEFA Futsal Cup com a medalha de bronze, depois de na sexta-feira ter falhado o acesso à final ao ser eliminado pelo campeão russo, o Ugra Yugorsk (3-2 na marcação de grandes penalidades, após o 4-4 no final do prolongamento). A final da prova é disputada hoje entre os espanhóis do Inter Movistar e o Ugra.

"Conquistámos um terceiro lugar que, por aquilo que fizemos na sexta-feira e que hoje fizemos - mais na segunda parte – nos deixa satisfeitos. Um dos nossos valores é ‘Et Pluribus Unun’ [De todos, um] - e hoje, nos momentos difíceis, fomos um, fomos Benfica", sublinhou Joel Rocha.

O carácter dos jogadores de futsal do Benfica, salientou o técnico encarnado, está "em lutar e acreditar até ao último segundo".

"Hoje, mais uma vez, demonstramos isso ao mundo inteiro. Acreditamos no que somos, no que fazemos e lutamos até ao último segundo por aquilo que queremos. E conseguimos empatar, daí para a frente foram as grandes penalidades", realçou o técnico português.

Ainda assim, Joel Rocha admitiu as debilidades da equipa do Benfica na primeira parte do jogo de hoje e no início da segunda, quando a equipa ‘encarnada’ não conseguiu impor-se ao Pescara e sofreu dois golos sem resposta. No entanto, sublinhou que o terceiro lugar foi justo.

"Demonstrámos, nem sempre da melhor maneira, que queríamos muito levar algo mais para casa do que uma honrosa presença. Por aquilo que apresentámos na sexta-feira e hoje, é justo e é merecido", disse o treinador, dando também os parabéns aos seus jogadores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.