O Benfica, clube com mais taças de Portugal no palmarés, tem o mais exigente ‘exame’ na fase final da competição, frente ao Modicus, enquanto Sporting, Olivais e Leões de Porto Salvo enfrentam emblemas do segundo escalão.

Num modelo diferente, com a existência pela primeira vez de uma ‘final a oito’, as equipas finalistas discutem a 19.ª edição do troféu de quinta-feira a domingo, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

As ‘águias’, detentoras em título do troféu e seis vezes vencedoras, são na quinta-feira as últimas a entrarem em campo, num jogo em que encontram o Modicus, equipa uma vez finalista vencida na Taça e sexta no campeonato.

O jogo está agendado para as 19:30, seguindo-se aos jogos entre Leões Porto Salvo (I)-Futsal Azeméis (II), SL Olivais (I)-Viseu 2001 (II) e Sporting (I)-Unidos Pinheirense (II), agendados para ao longo da tarde.

Esta época, na fase regular do campeonato, a equipa benfiquista, treinada por Joel Rocha, foi segunda classificada e chegará ao ‘play off’ do campeonato nessa condição, enquanto o Modicus, seu adversário na Taça, foi sexto e também está na fase final da Liga.

Na Taça o Benfica tem o favoritismo do seu lado, depois de no campeonato ter vencido em casa (6-3) e fora (1-3) o Modicus, a última das quais no sábado, na última jornada da fase regular do campeonato.

Na competição, o Sporting, que venceu por quatro vezes o troféu, é um dos grandes favoritos, se não o grande favorito, face à prestação dos ‘leões’ no Nacional, com 24 vitórias, um empate e uma derrota em toda a época.

A equipa, treinada por Nuno Dias, contabiliza quatro Taças de Portugal e na quinta-feira começará a discussão perante o Unidos Pinheirense, da II divisão.

Assim, ‘águias’ e ‘leões’ são os principais candidatos à Taça de Portugal – em 18 disputaram entre si duas finais (2010/11 e 2005/06) -, com Modicus à espreita, derrotado numa final, mas também o Olivais, vencedor do troféu em 2003/04.