O Benfica qualificou-se hoje para a final da Taça de Portugal de futsal feminino ao bater a Escola Desportiva e Cultural (EDC) de Gondomar, por 7-2, no primeiro jogo das meias-finais, na Póvoa de Varzim.

As gondomarenses entraram melhor e surpreenderam mesmo as ‘encarnadas’, colocando-se a vencer por 2-0, com golos de Catarina Ribeiro (03 e 05 minutos), ambos depois de lançamentos longos para as costas da defesa adversária.

O Benfica tardou alguns a minutos a recompor-se, mas depois fez valer o seu valor coletivo e individual, e confirmou ao seu favoritismo para este jogo marcando cinco golos até ao intervalo.

A recuperação benfiquista começou aos 08 minutos, com um golo de Janice, após um bom trabalho individual, e prosseguiu com mais três golos entre os 10 e os 12 minutos, um de Diana Carneiro e dois Carolina Damasceno.

Com um remate forte e de primeira, Cláudia Santos fez o 5-2 com que se chegou ao intervalo e confirmou a superioridade ‘encarnada’.

O EDC Gondomar, que venceu Distrital do Porto e está disputar a prova de acesso ao Nacional, deu uma boa réplica na segunda parte e, depois da última pausa técnica, a três minutos do fim, decidiu jogar tudo por tudo na busca de outro resultado e utilizou a sua capitã, Fernanda Moura, como guarda-redes avançado.

O Benfica fechou-se junto à sua baliza e aproveitou a ausência de guarda-redes na baliza do EDC de Gondomar para fazer mais dois golos no último minuto e confirmar a sua presença na final da prova, que se disputa no domingo, no mesmo local (14:30).

Sporting e Nova Semente, de Espinho, vão lutar pela outra vaga na final da prova.