A câmara de Gondomar decidiu atribuir a Medalha de Mérito Desportivo, em grau ouro, ao jogador português de futsal Ricardinho, natural daquele concelho.

O ala internacional português foi eleito, a 20 de maio, o melhor jogador de futsal do mundo, depois de ter conquistado o mesmo troféu em 2010 e 2014.

Em comunicado, a câmara de Gondomar, distrito do Porto, indica que a decisão de atribuir a Medalha de Mérito Desportivo a Ricardinho (Ricardo Filipe da Silva Braga) foi tomada por unanimidade em reunião de executivo e prende-se com as "grandes conquistas, quer nacionais, quer internacionais" e a "excelente carreira desportiva" do atleta.

A autarquia destaca, ainda, que Ricardinho "sempre destacou a sua condição de gondomarense, identificando-se com os valores da sua terra, que divulgou e propagandeou, aproveitando o mediatismo que a sua condição de atleta de alta condição lhe proporcionou".

O documento votado destaca o percurso desportivo do jogador português que nasceu em Valbom, freguesia de Gondomar em 1985, lembrando que Ricardinho começou a jogar futsal no Gramidense Infante na época de 1998/1999, passando pelo Miramar, Benfica, Nagoya Oceans e Inter Movistar, num trajeto em que alinhou 124 vezes com a camisola da seleção nacional.