Jorge Braz

07-04-2017 16:15

Seleção de futsal "consciente e focada" no seu favoritismo rumo ao Euro2018

O Euro2018 vai realizar-se entre 30 de janeiro e 11 de fevereiro em Ljubljana, na Eslovénia, com as partidas a decorrerem na Arena Stozice.
Jorge Braz, selecionador de futsal de Portugal
Foto: Lusa

Jorge Braz, selecionador de futsal de Portugal

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O selecionador de futsal de Portugal, Jorge Braz, garantiu hoje que os seus pupilos estão “conscientes e focados” do seu favoritismo a qualificar-se para o campeonato da Europa de 2018, em grupo decisivo em Calarasi, Roménia.

“É a nossa obrigação passar em primeiro, encerrar já a qualificação e termos já na terça-feira o passaporte para a Eslovénia”, disse o técnico, ao sitio da Federação Portuguesa de Futebol.

Portugal defronta no sábado a Letónia, no domingo a Finlândia e na terça-feira a anfitriã Roménia, todos rivais com histórico mais modesto do que o luso.

“Queremos começar da melhor forma, frente à Letónia. Vai ser difícil. Eles vão defender, ser rigorosos, levar o jogo para o risco. A querer manter o resultado favorável para eles até à parte final do jogo. Temos de ser rigorosos, acima de tudo com o nosso processo e identidade, com a nossa dinâmica ofensiva, essencialmente. Se o fizermos, os três pontos vêm para o nosso lado, de certeza”, assumiu.

A tentativa do sétimo apuramento consecutivo para a fase final do Europeu, no qual Portugal participou em oito ocasiões, passa por uma ambição clara.

“Estamos conscientes da responsabilidade que temos, assumindo claramente que queremos vencer os três jogos”, reforçou.

Hoje, Portugal realizou os dois primeiros treinos em solo romeno, o segundo dos quais na Sala Polivalenta de Calarasi, um pavilhão com capacidade para 1.500 espetadores e que em março de 2015 acolheu também a qualificação para o Euro2016.

Jorge Braz destaca a importância da “adaptação ao piso e à bola”, bem como a capacidade da equipa “ser inteligente de acordo com o contexto nos vai exigir, sejam os adversários ou o piso, estarmos plenamente preparados e conscientes”.

Portugal disputou os primeiros Europeus, em 1991 em Espanha, e, depois de falhar o Euro2003, participou nos de Itália (2003), República Checa (2005), Portugal (2007), Hungria (2010), Croácia (2012), Bélgica (2014) e Sérvia (2016).

A ‘equipa das Quinas’ também esteve presente nos últimos cinco mundiais.

O Euro2018 vai realizar-se entre 30 de janeiro e 11 de fevereiro em Ljubljana, na Eslovénia, com as partidas a decorrerem na Arena Stozice.

Conteúdo publicado por Sportinforma