Futsal / Taça de Portugal

09-05-2017 08:42

Embate enttre Sporting-Benfica nas 'meias' abre espaço a surpresas

O cruzamento de Sporting e Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal, caso ultrapassem os 'quartos', abre espaço a surpresas na final a 8 da Taça de Portugal.
Sporting futsal
Foto: PAULO CUNHA / LUSA

Sporting futsal

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O cruzamento de Sporting e Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal, caso ultrapassem os 'quartos', abre espaço a surpresas na final a 8 da Taça de Portugal de futsal, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O Sporting, vencedor da última edição da prova, tem o exame teoricamente mais fácil, ao defrontar o Estoril, da distrital de Lisboa, enquanto o Benfica enfrenta o São João, já despromovido da I divisão.

Os restantes jogos dos ‘quartos’ da 20.ª edição da Taça de Portugal opõem os primodivisionários Modicus e Burinhosa e, ainda, os ‘secundários' Portela e Viseu 2001, o que garante um ‘outsider’ nas meias-finais.

Os ‘leões', vencedores da fase regular do campeonato, procuram recuperar da pesada goleada (7-0) que sofreram na final da UEFA Futsal Cup, perante o Inter Movistar, de Ricardinho, e juntar a Taça de Portugal à Taça da Liga, conquistada em fevereiro no mesmo pavilhão.

Para isso, a equipa comandada por Nuno Dias tem de ultrapassar o Estoril-Praia, da divisão de honra da associação de Lisboa, que eliminou duas equipas da II divisão e o Vinhais, da I divisão, num jogo que começa às 17:30h.

Por outro lado, o Benfica, equipa com mais títulos da competição, volta a defrontar o São João, numa repetição da partida de sábado, que as ‘águias' venceram por 4-1, atirando a formação de Coimbra para a segunda divisão.

Os ‘encarnados', segundos na época regular, foram eliminados precocemente da Taça da Liga, ao perderem com o Fundão nos quartos de final, e caso vençam o São João, quinta-feira às 19:30, poderão encontrar-se com o Sporting nas meias-finais.

Na presente temporada, os ‘leões’ têm dominado internamente, mas ainda não ganharam ao Benfica: dois empates nos jogos do campeonato e triunfo dos ‘encarnados’ a abrir a temporada, na Supertaça.

Os ‘secundários' Portela e Viseu 2001 abrem as portas da prova, logo às 11:00, sendo que a equipa viseense tem algum favoritismo por estar a disputar o acesso à I divisão, enquanto a Portela tem praticamente consolidada a manutenção no escalão secundário, ao liderar a fase de manutenção da Série F.

Para chegar à ‘final a 8’, a Portela ultrapassou os primodivisionários Leões de Porto Salvo na quarta eliminatória, enquanto o Viseu, que soma cinco vitórias seguidas, venceu equipas dos escalões secundários.

Às 14:30, Modicus e Burinhosa entram na quadra, numa partida que opõe o quinto e o sétimo classificados da fase regular da Liga, sendo que o Modicus venceu nas duas vezes que as formações se encontraram.

O Modicus chega à competição sem vitórias nos últimos cinco jogos, apesar de ter eliminado o Sporting de Braga nos oitavos de final da prova, enquanto o Burinhosa bateu o vice-campeão da Taça da Liga, o Fundão.

O Benfica (seis troféus) e o Sporting (cinco) são as únicas equipas em prova que já levantaram o troféu e, caso vençam, os ‘leões' podem alcançar as ‘águias'.

No quadro feminino, o Benfica, duas vezes campeão da Taça, entra na quadra, no sábado às 13:00, para defrontar o Sporting, nas meias-finais da competição, num encontro que opõe os líderes do campeonato, em igualdade pontual.

No outro encontro da ‘final four' feminina, o Novasemente, atual terceiro classificado da Liga, vai discutir, às 11:15, com o já despromovido Lourosa o acesso à final da Taça,

Conteúdo publicado por Sportinforma