Os capitães das equipas semifinalistas da Taça de Portugal de futsal anteviram hoje jogos equilibrados, no sábado, numa conferência de imprensa conjunta, no conjunto habitacional de Trás da Serra, em Jovim.

João Matos, do Sporting, Gonçalo Alves, do Benfica, Espanhol, do Burinhosa, e Hugo Pardal, do Viseu 2001, responderam hoje a perguntas colocadas, não só por jornalistas, mas também pelo público presente, maioritariamente composto por crianças.

Sobre a 'final antecipada' que opõe o Sporting ao Benfica, o capitão ‘leonino’ classificou-a como "mais um dérbi" que será decidido no detalhe, mas que de nada vai servir se ganharem aos 'encarnados' e não fizerem o resto do trabalho.

"Todos sabemos que vai ser um jogo intenso, de concentração máxima e acabamos por resumir o vencedor desse jogo em detalhes. Desconcentrações individuais que possam comprometer o resultado, em esquemas táticos, ou em cinco para quatro, com a utilização de um guarda-redes avançado. Sabemos que vai ser um jogo muito complicado para nós e para o Benfica, mas já são muitos dérbis na minha carreira, mais ainda na do Gonçalo [Alves], já estamos habituados e sabemos lidar com estes jogos. Vai ser um jogo decidido ao pormenor, como tem sido nos últimos anos", explicou o fixo do Sporting, de 30 anos.

Do outro lado, o capitão das 'águias' disse que o facto de o Benfica estar invicto esta temporada frente aos 'leões' - dois empates no campeonato e uma vitória na Supertaça (3-2) - "vale o que vale" e que "cada jogo é diferente".

"[Os jogos entre as duas equipas] São muito equilibrados, qualquer pormenor faz a diferença e qualquer erro paga-se caro. São duas grandes equipas a nível mundial, proporcionam grandes jogos que toda a gente gosta de ver. Só peço um pavilhão cheio, que seja um grande espetáculo e que ganhe a melhor equipa", asseverou o veterano ‘encarnado’, de 39 anos.

O Viseu 2001 é a única equipa presente nesta fase que não pertence principal escalão, mas que luta pela subida à competição, e Hugo Pardal, de 32 anos, sublinhou o feito histórico de chegar às meias-finais da Taça e a "oportunidade única de defrontar equipas da I divisão".

"No ano passado já foi um feito histórico para nós chegarmos aos quartos de final, este ano voltamos a fazer história com a passagem às 'meias'. O nosso grande objetivo é o campeonato, queremos chegar à primeira divisão, mas conseguimos chegar até aqui na Taça. O Burinhosa está numa divisão mais competitiva do que a nossa, mas nós temos os nossos trunfos, jogadores com grande qualidade e vamos jogar para ganhar", atirou.

Depois de afastar o Modicus por 8-5, naquele que era o jogo mais equilibrado dos 'quartos', o capitão do Burinhosa, Espanhol, afirmou que a equipa de Alcobaça vai a jogo com o que a caracteriza, a entrega.

"A vontade de ganhar o jogo é a mesma, seja com o Modicus ou o Viseu. Não conhecemos muito bem o Viseu, que me lembre só nos defrontámos uma vez, num amigável, mas sabemos que é uma equipa com muita qualidade. Ano após ano faz investimentos para subir à primeira divisão e é uma equipa com plantel de primeira. Vai ser uma equipa com muita vontade para chegar à final, tal como nós", projetou o mais novo dos presentes, com 25 anos.

Benfica e Sporting têm encontro marcado para sábado, às 15:30, seguindo-se depois o embate entre Viseu 2001 e Burinhosa, às 18:00, no pavilhão multiusos de Gondomar.