Depois de mais um treino de preparação para o Europeu de Futsal, João Matos, assumiu que o grupo está concentrado em chegar ao título e realça a qualidade dos 14 eleitos de Jorge Braz.

«Todos os jogadores querem mostrar o seu valor e que merecem estar aqui. A semana passada trabalhámos mais a nível físico, mas o balanço é positivo. Sabemos que o Europeu é uma prova que nos vai exigir grande esforço e estamos a preparar-nos para isso», declarou o fixo, que afirma não haver qualquer problema em lidar com a pressão do favoritismo.

«Estamos habituados à pressão e temos consciência de que somos favoritos. Assumimo-nos como favoritos, vamos querer demonstrá-lo e vai ser uma tristeza se não conseguirmos ganhar. Acho que estamos ao nível dos melhores, mas agora temos de demonstrar isso no Europeu.»

Depois de ter defrontado o Azerbaijão no Europeu da Hungria, em 2010, Portugal volta a encontrar a equipa azeri. João Matos sublinha que a equipa das quinas está mais evoluída e vai querer entrar na prova com uma vitória.

«Sabemos que o Azerbaijão foi um adversário complicado, mas Portugal evoluiu muito desde esse jogo. Sabemos a qualidade individual mas também sabemos os defeitos deles. O coletivo vai ser importante e tenho a certeza que vamos estar a mandar no jogo.»

A nível pessoal, o jogador diz que está «mais maduro, mais experiente, com melhor capacidade física e melhor leitura de jogo», mas recusa estabelecer metas pessoais. A equipa é a prioridade.

«A minha meta é coletiva e passa por ganhar o europeu», terminou.