Nos 14 escolhidos pelo selecionador, Jorge Braz, para o Europeu de futsal na Croácia, Ricardo Fernandes é  uma das novidades. O pivô do Freixieiro surge como o jogador com o menor número de internacionalizações (15) e é ainda um dos estreantes, a par de Bruno Coelho, em grandes competições internacionais.

Mas se estes dados podem ser sinónimo de inexperiência, o atleta de 25 anos responde com qualidade, ambição e vontade de garantir um lugar “cativo” nesta seleção. Quem o diz é o seu treinador no Freixieiro.

«Ele é um jogador muito ambicioso e que está a tentar conquistar o seu espaço dentro da qualidade enorme que tem a nossa seleção. Ele está muito motivado para este Europeu», sublinhou o técnico, em declarações ao SAPO Desporto.

José Vasconcelos considera que esta chamada à seleção foi merecida pelo «empenho que o Ricardo Fernandes demonstra no trabalho diário que realiza no clube» e diz estar muito satisfeito por ele.

No que diz respeito à seleção no seu conjunto, o treinador do Freixieiro fala de uma «grande geração de jogadores» que está «muito perto de conquistar algo».

«As minhas expectativas são muito altas. Algo me diz que este grupo, devido à qualidade que tem, está muito perto de conquistar algo, espero que seja já neste Europeu. Seria fantástico para o país e para a modalidade», atirou José Vasconcelos.

Portugal parte para a Croácia no dia 29 de janeiro, enfrentando no dia 1 de fevereiro o seu primeiro jogo frente ao Azerbaijão.