A história dos confrontos

Portugal terá a árdua tarefa de derrotar nos quartos de final do Europeu de futsal a Itália.

O historial de confrontos entre as duas formações joga completamente contra a seleção nacional. Em 13 jogos, a Itália somou seis vitórias e os restantes sete jogos terminaram empatados.

A seleção de futsal orientada por Jorge Braz partiu para esta competição como uma das principais favoritas à vitória final. Para confirmar tamanho estatuto, Portugal terá de contrariar a história e superar a poderosa Itália.

A confiança de selecionador e jogadores portugueses

O selecionador de futsal, Jorge Braz, antevê um encontro «com um grau de dificuldade elevadíssimo» mas refere que são esse tipo de encontros que dá prazer jogar.

«A partida de terça-feira será complicada, tal como nós gostamos, mas quem é ambicioso gosta de ultrapassar este tipo de dificuldades», afirmou.

O técnico lembrou que os dois encontros particulares com a Itália, disputados em outubro passado, permitem à seleção conhecer de perto este adversário.

«Conhecemos perfeitamente as características e a qualidade da Itália, mas estamos altamente focados naquilo que são as nossas tarefas e naquilo que teremos de fazer para vencer e seguir em frente para as meias-finais. Encontrámos esta equipa italiana durante a nossa preparação para o Europeu, pelo que estamos identificados com ela», frisou o selecionador, em declarações ao site da UEFA.

Já o fixo Gonçalo Alves afasta o peso da história e fala apenas no presente: «Nós nunca ganhámos à Itália, mas as perspetivas são as melhores. Sabemos bem do valor deles, mas também temos consciência do valor que nós temos. Estou confiante que vai ser desta».

O malogrado Mundial de 2008

Este jogo pode ser visto também como um acerto de contas entre duas seleções que tiveram uma divergência no último Mundial de futsal (2008), realizado no Brasil.

Portugal chegou à última jornada da fase de grupos a precisar de um empate ou de uma vitória da Itália sobre o Paraguai para seguir em frente. A verdade é que os transalpinos perderam o encontro por 4-2, e suspeitou-se de um acordo entre as duas seleções.

Mais recentemente, ao SAPO Desporto, o anterior selecionador nacional, Orlando Duarte, confessou que anos depois recebeu as desculpas por parte de alguns jogadores dessa seleção italiana.

Este jogo significa, por isso, não só uma possível passagem às meias-finais do Europeu 2012, mas um acerto com a história do último mundial.

O jogo Itália – Portugal está marcado para as 20h00 desta terça-feira, e terá transmissão na RTP2.