O veterano Gonçalo Alves, que se prepara para disputar pela sexta vez o Campeonato da Europa de futsal, reconheceu a “responsabilidade” que a experiência acarreta, mas observou que o Europeu de 2014 será “como se fosse o primeiro”.

“Esse facto apenas aumenta a minha responsabilidade, que já de si é enorme. Tento passar esta mística e transmitir tranquilidade a todos os jogadores. Mas a verdade é que encaro este novo Europeu como se fosse o primeiro. Pareço uma criança, estou ansioso para que tudo comece”, disse o jogador, de 36 anos.

Em declarações publicadas no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no fim do primeiro treino do estágio que a seleção portuguesa está a realizar em Rio Maior, Gonçalo Alves agradeceu a confiança do selecionador Jorge Braz, apesar de admitir que “é normal que as pessoas estranhem ver um jogador de 36 anos chamado para uma grande competição”.

“Estou preparado física e psicologicamente para encarar com toda a responsabilidade uma competição tão importante quanto um Campeonato da Europa. Em termos coletivos, sinto todos os jogadores muito felizes por estarem neste estágio. É um grande momento das nossas carreiras e é um feito para todos quantos aqui estão”, assinalou.

O jogador do Benfica, que atua na posição de fixo, advertiu para a importância do primeiro encontro na fase final, com a Holanda, a 30 de janeiro, considerando que será determinante para o futuro da seleção lusa na competição, que se vai realizar na Bélgica.

“Temos de encarar a competição jogo a jogo. O primeiro encontro vai ser muito importante e definirá o resto da competição. Se o ganharmos, ficaremos muito perto de ultrapassar a fase de grupos, que é o nosso principal objetivo”, considerou Gonçalo Alves, observando que a seleção deverá ser muito apoiada pelos emigrantes portugueses na Bélgica.