A seleção portuguesa de futsal iniciou hoje com otimismo o estágio em Rio Maior, onde vai preparar a fase final do Europeu, que se realiza de 28 de janeiro a 8 de fevereiro na Bélgica.

Integrada no grupo B, onde defrontará a Holanda e a Rússia, a equipa lusa tem como grande objetivo passar a primeira fase e a partir daí tentar a chegada à final, na qual espera fazer melhor do que em 2010, quando perdeu perdeu o jogo decisivo para a Espanha.

Fernando Cardinal, que esteve afastado da competição durante um longo período devido a lesão, mas que está a regressar à sua melhor forma, é o espelho da ambição.

"[Ganhar o título] é um sonho que nós todos temos, mas, em primeiro lugar, temos de pensar em passar a primeira fase. Não é nada fácil, mas passando a primeira fase, vamos pensando jogo a jogo, porque depois é a eliminar e claro que o nosso objetivo é chegar à final. E quem chegar à final tem de jogar para ganhar", disse o atleta à agência Lusa.

O pivot português, de 28 anos, considera que a Rússia é o adversário mais forte na primeira fase, mas diz que é importante não tirar valor à Holanda, uma equipa que considera que cada vez está mais forte. "Vão ser dois jogos extremamente complicados, mas estamos confiantes, acreditamos no nosso valor e queremos provar dentro do campo que somos melhores do que eles", afirmou.

Sobre o seu estado físico após a lesão e a operação que o obrigaram a estar afastado dos campos durante vários meses, Cardinal acredita que o pior já passou e que, apesar de ainda não estar no seu máximo, quando o europeu começar vai estar em boa forma.

"Tenho vindo a trabalhar muito bem com a equipa técnica da seleção. É lógico que para já não vou estar ao nível dos meus companheiros, mas espero dar o meu máximo e com esta semana chegar ao nível deles. Se o selecionador me convocou é porque tem confiança em mim e sabe como eu estou, porque tanto a equipa médica como a equipa técnica acompanharam-me desde o dia em que fui operado pelo médico da seleção", afirmou o internacional português.

A equipa portuguesa inicia os treinos na segunda-feira, em Rio Maior, e antes de partir para a Bélgica, no dia 27 de janeiro, vai ainda realizar dois jogos de preparação contra a Turquia. No dia 23, na quinta-feira, o jogo realiza-se no Entroncamento e, no dia seguinte, em Rio Maior.

O selecionador luso, que convocou 15 atletas, tem todos os jogadores disponíveis, à exceção de Pedro Costa, que só chega na segunda-feira do Japão.

A lista, de onde será excluído um jogador, inclui os guarda-redes André Sousa (AD Fundão), Cristiano (Sporting CP) e João Benedito (Sporting CP), os fixos Gonçalo (SL Benfica) e João Matos (Sporting CP), os alas Arnaldo (Nikkars), Bruno Coelho (SL Benfica), Paulinho (Sporting CP), Pedro Cary (Sporting CP), Pedro Costa (Nagoya Oceans), Ricardinho (Inter Movistar) e Ricardo Fernandes (SL Benfica) e os pivôs Cardinal, Joel Queirós (SL Benfica) e Leitão (Acqua & Sapone).

Portugal faz parte do grupo B da fase final do Campeonato da Europa, que se realiza em Antuérpia (Bélgica). Os comandados de Jorge Braz estreiam-se na competição a 30 de janeiro, diante da Holanda, jogando, depois, a 1 de fevereiro frente à Rússia. Os dois primeiros classificados apuram-se para os quartos de final.