Pedro Costa está de regresso à seleção após quase quatro anos de interregno – anunciou a sua retirada após o Europeu de 2010.

Começou por participar em outubro de 2013 em dois jogos particulares com a Espanha, e agora está entre os 15 convocados para o Europeu de futsal que se avizinha.

A partir do estágio da equipa das quinas em Rio Maior, o jogador explicou os motivos que o levaram a reatar um “casamento”, que havia dado em divórcio em 2010.

«Havia da minha parte uma vontade imensa de voltar a vestir esta camisola, tinha saudades, e o selecionador teve a oportunidade de observar alguns dos meus jogos no Japão e gostou de me ver em ação. Houve então uma conjugação de fatores que resultou num casamento feliz», começou por dizer o jogador do Nagoya Oceans.

Arredado dos grandes palcos nos últimos quatro anos, Pedro Costa vibrou de fora como qualquer adepto e gostou do que viu. A verdade é que, quando saiu, o grupo tinha alcançado um segundo lugar no Europeu de 2010. O que não voltou a ocorrer nem no Europeu de 2012 (quartos-de-final), nem no Mundial 2012 (quartos-de-final).

Apesar desse facto, Pedro Costa diz que encontrou agora um grupo mais evoluído, com mais qualidade.

«Estive muito atento, a vibrar como qualquer adepto da modalidade, mas um adepto especial que fez durante quase 10 anos parte desta seleção. Vi um grupo com uma ambição enorme e com muita qualidade. Talvez uma injustiça grande nas classificações obtidas pela nossa seleção nas duas últimas grandes competições internacionais. O trabalho feito anteriormente pelo Orlando deu frutos. Toda a gente viu. Entretanto entrou o Jorge Braz, uma pessoa que estava por dentro de tudo o que se passava na selecção. Fez  e faz um trabalho, não de continuidade, mas com muitas ideias próprias também. Tem apenas faltado uma pontinha de sorte», explicou.

E é essa ponta de sorte que Portugal vai procurar encontrar agora na Bélgica para voltar ao pódio final dos Europeus da modalidade.

A seleção treinada por Jorge Braz encontra-se inserida no Grupo B juntamente com Holanda e Rússia. O primeiro jogo está marcado para o dia 30 de janeiro diante da formação holandesa.