Portugal estreia-se frente a Holanda no Europeu de futsal a ser disputado na Bélgica. Nas últimas edições a formação lusa não tem passado dos quartos-de-final, apesar de todo o seu potencial.

O treinador Jorge Braz tem consciência que a equipa tem falhado mas promete que desta vez tudo será diferente.

"Estamos focados no essencial que temos de fazer, conscientes do tipo de competição que vamos enfrentar. Sinto o ambiente extremamente positivo. Queremos fazer melhor do que nas edições anteriores. Queremos passar a fase de grupos, sabemos que vamos passar. E passando, não queremos ficar nos "quartos" como temos ficado. Estando entre as quatro melhores, vamos redefinir e avaliar. A sequência numa competição destas é muito imprevisível mas nós sabemos o que queremos", confidenciou Jorge Braz aos jornalistas no Aeroporto de Lisboa, antes da partida para Antuérpia.

Para o selecionador português, o grupo dá garantias de uma prestação que poderá orgulhar todos os portugueses.

"Há qualidade para pensar na conquista do título mas temos de ter os pés bem assentes na terra e saber das etapas que temos de percorrer. Tudo faremos para não defraudar as expetativas", prometeu.

Para tal, primeiro é preciso passar o grupo, que conta ainda com a Holanda e a Rússia. Duas equipas distintas que oferecem abordagens diferentes.

"A Holanda está a renascer, apresenta uma seleção com muita qualidade individual, com muito jogo físico, eles sabem o que fazem. A Rússia dispensa apresentações. A liga russa é muito forte, com um leque jogadores inacreditáveis", afirmou Jorge Braz, confiante numa boa prestação. O selecionador das quinas não tem dúvidas de que a equipa está preparado para dar o salto qualitativo que tem faltado nas últimas edições.

"Organização, qualidade de jogo, sempre tivemos. Além de jogar bem, temos de perceber o que é necessário em cada momento de jogo. É transformar isso e competir bem. Sinto que o grupo está capaz, com maturidade, com outra consciência dessa necessidade que por vezes tem faltado. Vamos ver se conseguimos competir bem nas situações certas de cada jogo", atirou.

Portugal começa o Europeu de futsal frente a Holanda no dia 29 de janeiro. Um dia depois defronta a Rússia, na segunda e última jornada do Grupo B. Uma vitória basta para passar à fase seguinte.