O guarda-redes da seleção nacional de futsal André Sousa antevê muitas dificuldades no encontro de sábado contra a Rússia, um "colosso mundial" que aborda os jogos com uma "grande frieza", mas garantiu que Portugal estará "à altura".
"Agora aparece-nos uma Rússia, um colosso mundial, mas nós estamos aqui para a luta. Sabemos que não vai ser fácil, já vimos na terça-feira o Holanda-Rússia e sabemos as dificuldades que vamos encontrar, mas não tenho dúvidas de que estaremos à altura. Vamos dar cara à luta, não vamos virar as costas. Sabemos que não vai ser fácil, mas também não vai ser fácil para eles. Será um grande jogo e um grande espetáculo", disse André Sousa, um dia depois do triunfo sobre a Holanda por 5-0, na segunda jornada do Grupo B do Europeu de futsal.
A vitória sobre a Holanda garantiu a presença de Portugal nos quartos-de-final do Europeu decorre na Bélgica, mas o guarda-redes do Fundão diz que os jogadores vão sentir quase a mesma pressão contra a Rússia.
"Não chamarei pressão. Essa estará lá à mesma. [...] A ansiedade continuará lá certamente, estando apurados ou não. Mas é um facto que estaremos um pouco mais tranquilos, sabendo que estaremos garantidamente nos quartos-de-final aconteça o que acontecer nesse jogo. Mas é a nossa dignidade que está em jogo, é Portugal que está em jogo e todos juntos vamos remar para o mesmo lado para terminar com sucesso este jogo contra a Rússia", afirmou André Sousa, citado no sítio da Federação Portuguesa de Futebol.
O guarda-redes, que jogou na segunda parte do Holanda-Portugal, recordou confrontos antigos contra a Rússia e traçou um perfil, um modelo de jogo das equipas daquele país.
"Já joguei contra a Rússia em campeonatos universitários e é uma seleção muito pautada pela sua frieza, tática e física. Muito combativos, muito competitivos. O campeonato russo aponta para isso mesmo: é um dos melhores campeonatos do Mundo e quando se vê um jogo do campeonato russo vemos equipas bastante fortes, coesas, com um jogo muito pragmático, muito forte. Esperamos um jogo assim também", explicou o jogador português.
Por outro lado, Portugal também se apresentará forte contra a seleção vice-campeã europeia.
"Mas esperamos também um Portugal bastante competitivo, como fomos com a Holanda. Esperamos um Portugal muito forte psicologicamente e emocionalmente muito estável para vencer a Rússia", concluiu André Sousa, que destacou o forte apoio dado pelos emigrantes portugueses radicados na Bélgica no primeiro jogo da equipa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.