Este Portugal - Rússia era provavelmente o jogo mais esperado da fase de grupos entre duas potências da modalidade e cumpriu por completo aquilo que se esperava dele: incerteza no resultado, momentos incríveis, golos espetaculares, cartões amarelos e um vermelho.

Crónica: 

(Primeira parte) 

Hoje Portugal deu uma lição de bem jogar, hoje Portugal voltou a mostrar porque está ao nível dos melhores, hoje Portugal enfrentou a Rússia olhos nos olhos e só o infortúnio impediu que o resultado lhe fosse favorável.

Nos primeiros vinte minutos prevaleceu o rigor tático de parte a parte. As duas seleções respeitaram-se e tentaram essencialmente não errar. Portugal foi mais atrevido, dispôs de mais oportunidades e só faltou a finalização para abrilhantar a excelência do que se viu nada quadra.

(Segunda parte) 

No segundo tempo, assim que se deu o primeiro golo do jogo, tudo mudou. Ricardinho deu o mote e colocou Portugal a vencer, mas a Rússia respondeu de imediato por Abramov. No mesmo minuto o russo rematou de primeira, na sequência de um canto, e colocou tudo igual. Mais um minuto e mais um golo para a seleção de Leste, agora por Pereverzev.

A vantagem lusa tinha-se depressa transformado em desvantagem. Poderia ter acontecido o pior, contudo Portugal não se deixou levar pelas emoções e manteve-se em jogo bem consciente do que tinha de fazer.

Gonçalo Alves transformou essa vontade em golo e empatou tudo a dois. O jogo estava num ritmo frenético, a incerteza era muita e tudo poderia pender qualquer um dos lados. Pendeu para a Rússia com Éder Lima a marcar de barriga, num gesto pouco ortodoxo mas eficaz, o 3-2.

Nem mesmo nessa altura, Portugal, que se via em desvantagem de novo, se deixou abater. Arnaldo fez uma reposição lateral, a bola embateu em Fukin e só parou no fundo da baliza (3-3).

Novo empate e o volte-face chegaria após a expulsão de Pula. O ala brasileiro travou Arnaldo com uma falta perigosa e um dos árbitros do encontro não teve dúvidas em lhe mostrar o cartão vermelho.

Perante uma Rússia reduzida a quatro, o cinco português carregou como era esperado. Cardinal atirou uma bola ao poste e, no lance seguinte, Gonçalo Alves bateu Gustavo, marcando o seu segundo golo da noite. A formação nacional estava em vantagem por 4-3, e parecia capaz de garantir este resultado até final.

Só não contava com o momento mais brilhante da noite protagonizado por Éder Lima. Num fantástico pontapé moinho, o pivot surpreendeu Cristiano e igualou a partida, naquele que poderá vir a ser considerado o golo do torneio.

Nos últimos três minutos de jogo, as oportunidades repartiram-se mas o resultado manteve-se inalterável.

Apesar de não ter saído com a vitória, Portugal saiu deste jogo fortalecido. Provou que pode fazer frente aos melhores, provou que está entre os melhores, e isso só pode alimentar a esperança lusa para o que resta do Europeu.

O próximo jogos nos quartos-de-final é com a Ucrânia, que venceu o grupo A com quatro pontos, fruto de uma vitória e um empate. O embate está agendado para as 17 horas desta segunda-feira.

Ficha de jogo: 

Cinco inicial Portugal: João Benedito, Pedro Costa, Arnaldo Pereira, Gonçalo e Ricardinho;

Jogaram ainda: Cristiano, Bruno Coelho, Leitão, Cardinal, Pedro Cary, João Matos e Ricardo Fernandes;

Cinco inicial Rússia: Gustavo, Shayakhmetov, Sergeev, Eder Lima e Robinho;

Jogaram ainda: Pererverzev, Lyskov, Kutuzov, Pula, Abramov, Fukin e Milovanov;

Primeiro árbitro: Timo Marko Onatsu;

Segundo árbitro: Alessandro Malfer;

Terceiro árbitro: Pascal Lemal;

Andamento marcador: 1-0, 1-1, 1-2, 2-2, 2-3, 3-3, 4-3, 4-4;