Portugal voltou a perder com a Itália, em mais uma fase a eliminar de uma grande competição. Repete-se a história pela terceira vez. Primeiro no Europeu 2012 (Croácia), depois no Mundial 2012 (Tailândia), e agora no Europeu 2014 (Bélgica).

O SAPO Desporto foi falar com o capitão da seleção italiana, Gabriel Lima, autor de dois golos neste jogo, para perceber onde estão realmente as diferenças entre as duas equipas.

O ala/fixo defende que há poucas diferenças de qualidade entre as duas formações. Mas, dentro das poucas que há, e que fazem pender o jogo para um dos lados, Gabriel começa por destacar o sentido “mais coletivo” da Itália, referindo que esta tem um grupo mais homogéneo.

«Portugal tem jogadores muito talentosos, alguns dos melhores do mundo como Ricardinho e Cardinal, que nos criam dificuldades. A gente talvez tenha um espírito de grupo maior. Se me perguntar quem é o grande jogador da Itália neste torneio, podemos falar de vários nomes, não existe um que se destaque mais do que os outros. Talvez seja essa a grande diferença», começou por confessar.

Gabriel Lima corroborou as declarações de Ricardinho, e confirmou que a Itália é, por norma, mais «cínica», o que resulta numa «maior eficácia» ofensiva.

«Sofremos em muitos momentos do jogo. Portugal pressiono-nos muito, teve mais oportunidades de golo do que nós, mas nós fomos cínicos. A Itália tem aquela história de ser forte na defesa. Se nós conseguimos fazer os golos nas poucas oportunidades que temos, depois na defesa a Itália tem aquela garra e vontade histórica», frisou.

As estatísticas do jogo comprovam-no. Portugal fez 52 remates, contra 33 da Itália. Portugal atirou a bola por três vezes ao poste, contra uma da Itália. Portugal teve 15 cantos, contra 8 da Itália. Mas o resultado final foi favorável aos transalpinos (4-3).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.