O selecionador português de futsal, Jorge Braz, rejeitou hoje a perspetiva de jogar para empatar o jogo com o Brasil, apesar de Portugal necessitar de apenas um ponto para se apurar para os oitavos de final do Mundial2012.

«Qualquer jogo tem sempre como objetivo primordial a vitória. Abordar o jogo nessa perspetiva [de jogar para o empate], parece-me um erro enorme. Por isso, vamos encará-lo da mesma forma, ou seja, para tentar vencer», observou Jorge Braz, antecipando o encontro da última jornada do grupo C, na quarta-feira.

Em declarações publicadas no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol, o selecionador ressalvou que existirão momentos em que a equipa lusa terá que ter mais preocupações defensivas, mas deixou uma garantia: «Nunca entraremos com o pensamento de que um ponto já nos dá a qualificação».

O facto de Portugal nunca ter ganho ao Brasil, tendo como melhor resultado a obtenção de quatro empates nos 18 jogos já realizados com a seleção sul-americana, não retira o otimismo a Jorge Braz para o confronto de quarta-feira com o detentor do título mundial.

«O que interessa é o presente, olhar para a competência que o Brasil tem agora, mas muito mais olhar para nós, para aquilo que temos conseguido fazer de muito bom, erradicando o que pontualmente foi acontecendo de menos positivo. Por isso, não estou nada apreensivo», sustentou.

O treinador reafirmou que o «objetivo é garantir a qualificação», mas se conseguir vencer o Brasil e terminar no primeiro lugar do grupo «muito melhor», apesar de reconhecer que, de todas as equipas presentes na Tailândia, os brasileiros serão o adversário mais difícil de superar.

«O Brasil dispensa apresentações, sendo sobejamente conhecido, quer a nível coletivo, quer individual. Tem alguns dos melhores jogadores do Mundo, com características diferentes, que estão habituados a jogar sob pressão e nestes palcos», considerou Jorge Braz.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.