O português Ricardinho foi hoje eleito o terceiro melhor jogador do Campeonato do Mundo de futsal, que o Brasil venceu ao derrotar na final a Espanha, por 3-2, no prolongamento.

O brasileiro Neto, autor do golo decisivo da final a 19 segundos do fim do prolongamento, conquistou a Bola de Ouro da competição, após vencer a votação dos jornalistas presentes na competição, superando o espanhol Kike.

Ricardinho, ala dos japoneses do Nagoya Oceans, era o único candidato a melhor jogador do torneio que não disputou a final, concorrendo ainda com o brasileiro Fernandinho e com o espanhol Torras.

A seleção portuguesa de futebol foi eliminada pela Itália nos quartos de final da competição, ao perder por 4-3 no prolongamento, depois de um empate a três golos no tempo regulamentar. Ricardinho, de 27 anos, marcou sete golos na competição.

A bota de ouro do Mundial2012 foi ganha pelo brasileiro naturalizado russo Éder Lima, autor de nove golos na prova, enquanto o italiano Fortino (oito) e Fernandinho (sete), arrecadaram as botas de prata e bronze, respetivamente.