Hoey, de 31 anos, regressa ao Porto Santo Golfe para disputar a 18.ª edição do Madeira Islands Open BPI Portugal, numa altura em que ainda é o campeão do Estoril Open de Portugal, título conquistado em Oitavos.

Há um ano, quando Hoey se deslocou à Ilha Dourada era apenas um jovem promissor, que vencera três torneios do Challenge Tour (II Divisão do golfe profissional europeu), mas ainda sem impor-se no escalão principal.

O jogador de Belfast liderava o torneio após os primeiros 36 buracos, graças a voltas de 69 e 66, demonstrando que estava a dominar por completo o traçado desenhado pelo espanhol Severiano Ballesteros.

“Não tenho jogado em muitos campos do ‘Seve’ mas este é bom. Os ‘greens’ estão em excelente condição, sobretudo se pensarmos que só têm quatro anos de maturação em cima. A relva é boa nos ‘fairways’ e é um teste para os profissionais, com ênfase no jogo curto”, disse então Michael Hoey.

As duas últimas voltas, em 75 e 72 pancadas, não lhe permitiram ganhar o torneio, tendo a vitória pertencido ao argentino Stanislao “Tano” Goya, com um agregado de 6 abaixo do PAR.

O resultado final de -2 PAR de Hoey foi suficiente para oferecer-lhe o sexto lugar no Porto Santo, que só não foi o seu melhor resultado da época de 2009 porque, duas semanas depois, o norte-irlandês derrotou o espanhol Gonzalo Fernandez-Castaño no ‘play-off’ do Estoril Open de Portugal, em Cascais.

“Ganhar no Oitavos Dunes foi um momento de viragem na minha vida e mentalmente colocou-me num sentido ascensional de carreira”, disse Hoey após o triunfo no Estoril Open de Portugal de 2010.

Passados doze meses, Michael Hoey regressa ao Porto Santo com um estatuto completamente diferente - o de um campeão de torneios do European Tour, com legítimas aspirações ao título do Madeira Islands.

O norte-irlandês é um dos dez participantes do Madeira Islands Open BPI Portugal classificados no ‘top-100’ da Ordem de Mérito Europeia.

Os outros são Richie Ramsay (29.º), Fredrik Andersson (45.º), James Morrison (79.º), Robert Coles (80.º), Alejandro Canizares (89.º), Mark Brown (91.º), John Parry (93.º), Michiel Bothma (97.º) e Pelle Edberg (99.º).

O escocês Richie Ramsay será a grande figura do evento madeirense, depois de ter ganho o Open da África do Sul na presente temporada, resultado que o elevou até ao 29.º lugar na Corrida para o Dubai.

O Madeira Islands Open BPI Portugal é o evento desportivo da Região Autónoma da Madeira e será o 14º torneio do PGA European Tour de 2010, que conta para o Ranking Mundial de Golfe, para a Corrida para o Dubai e para a tabela europeia da Ryder Cup.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.