Nesta jornada de abertura do 18.º Open da Madeira vão estar presentes 156 golfistas amadores convidados da organização e 52 representantes do circuito profissional europeu, enquanto o evento principal se inicia no dia seguinte e decorrerá até 11 de Abril, distribuindo 700 mil euros em prémios monetários.

"A organização apostou muito em convites a golfistas que ainda não conhecem o Porto Santo, pois um dos principais objectivos da prova é a promoção da ilha e das condições extraordinárias que tem para umas férias relaxantes e repousantes", referiu Mário Silva, director do Porto Santo Golfe.

Filipe Lima, que no ano passado obteve a melhor classificação de sempre de um português no Open da Madeira, António Sobrinho, o português que mais vezes passou o "cut" na história do torneio, e António Rosado são os três portugueses a jogar o "Pro-Am".

O Open da Madeira será o 14.º torneio do PGA European Tour de 2010, é pontuável para o ranking mundial de golfe, para a Corrida para o Dubai (Ordem de Mérito Europeia) e para a tabela europeia da Ryder Cup.

A 18.ª edição do Open da Madeira integra 10 jogadores classificados no "top-100" da Corrida para o Dubai (Ordem de Mérito Europeia).