A candidatura portuguesa será formalizada junto do director da Ryder Cup Europe, Richard Hills, numa cerimónia que deverá contar com a presença da Comissão Executiva da candidatura portuguesa, de representantes do Governo e do presidente da Federação Portuguesa de Golfe, Manuel Agrellos.

A Comissão de Honra da candidatura portuguesa, liderada pelo ex-presidente da República, Jorge Sampaio, integra 60 personalidades de renome e destaque da vida portuguesa.

A Comissão de Candidatura de Portugal à Ryder Cup 2018 escolheu o projecto apresentado pela Herdade da Comporta para receber a prova, em detrimento de outras candidaturas, designadamente do projecto turístico da Costa Terra (também no Litoral Alentejano) e do Algarve.

Para o presidente do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Litoral Alentejano, Carlos Beato, a escolha da Herdade da Comporta é uma excelente oportunidade para promover o desenvolvimento turístico do litoral alentejano.

A Ryder Cup, competição que coloca lado a lado as selecções da Europa e dos EUA na disputa do título de melhor equipa de Golfe do mundo, é considerada como o terceiro evento desportivo mais importante e mediático do mundo, depois dos Jogos Olímpicos e do Mundial de futebol.