Nuno Henriques junta-se a partir de amanhã (quinta-feira) a Ricardo Santos e Filipe Lima no Challenge Tour, a segunda divisão do golfe profissional europeu.

O golfista amador de 23 anos recebeu convites para disputar sete torneios no Challenge Tour, o primeiro dos quais o Acaya Open, de 160 mil euros em prémios monetários, que se realiza de amanhã a domingo em Lecce, Itália.

No Acaya Golf Resort o madeirense residente nos Estados Unidos estará acompanhado pelo novo nº1 do ranking do Challenge Tour, o algarvio Ricardo Santos e em torneios futuros terá oportunidade de reencontrar Filipe Lima, 10º na mesma hierarquia.

Nuno Henriques actua no Campeonato Universitário Americano (numa espécie de segunda divisão) desde a época de 2006/2007, representando a UCF (University of Central Florida), nos arredores de Orlando, onde pretende licenciar-se em Gestão/Negócios. Os estudos preparatórios foram concluídos no Pendleton College, em Bradentton, famoso por integrar a Academia IMG dirigida pelo guru do golfe mundial David Leadbetter.

Em Portugal, Nuno Henriques representou o Clube de Golf do Santo da Serra, na Madeira, onde é sócio, e as selecções nacionais amadoras da Federação Portuguesa de Golfe.

Em 2006 foi eleito Jogador do Ano da FPG, uma consequência das vitórias no Campeonato Internacional Amador da República Checa e na Taça da FPG, dois anos depois de se ter sagrado campeão nacional de Clubes pelo CGSS.

Já nos Estados Unidos, venceu um torneio da American Junior Golf Association e dois títulos no Future Collegians World Tour, ao serviço da Pendleton School.

Em representação da UCF, na equipa dos ‘Knights’, onde este ano foi apresentado com o estatuto de ‘Senior’ e como nº1 da equipa, registou seis ‘top-ten’ individuais, com destaque para o segundo lugar no C-USA Championship de 2010, em Sorrento, Florida.

A nível profissional, Nuno Henriques jogou como amador o Madeira Islands Open em 2005, 2006 e 2009, bem como o Algarve Open de Portugal de 2006, nunca tendo passado o ‘cut’ nestes torneios do Eurpean Tour, a primeira divisão europeia.