O golfista Ricardo Melo Gouveia, campeão nacional amador em 2009, é a principal figura da equipa amadora que vai disputar a Taça Manuel Agrellos, que decorrerá entre 01 e 03 de agosto.

A competição, que decorrerá no Montado, em Palmela, coloca frente a frente as seleções nacionais de profissionais e amadores em sistema Ryder Cup.

A formação capitaneada pelo seleccionador nacional, Nuno Campino, integra, além de Ricardo Melo Gouveia, os golfistas José Maria Jóia, Gonçalo Pinto, João Carlota, Tiago Rodrigues, Gonçalo Costa, João Magalhães, Rafael Gaspar, Miguel Gaspar e Pedro Almeida.

Dos melhores amadores portugueses, o único ausente é o antigo bicampeão nacional Pedro Figueiredo, que está a competir pela Universidade California Los Angeles (UCLA), onde estuda e compete.

Além de Nuno Campino, antigo campeão nacional de amadores e profissionais, a equipa técnica inclui ainda o treinador adjunto David Moura.

Do lado dos profissionais, Ricardo Santos, o único português a competir no circuito Europeu, é o cabeça de cartaz da equipa, que inclui Hugo Santos, Tiago Cruz, António Rosado, António Sobrinho, Nelson Cavalheiro, Almerindo Sequeira, João Pedro Carvalhosa, Luís Franco e José Dias.

A Taça Manuel Agrellos arranca com um Pro-Am (Profissionais-Amadores) no dia 01 de agosto.

No dia 02 inicia-se o torneio propriamente dito, com ‘foursomes’ (pares, pancadas alternadas) de manhã e ‘fourball’ (2 bolas em jogo por cada par, escolhendo-se a melhor) à tarde.

Todos os jogadores estarão em ação, com cinco pares de profissionais a medirem forças com cinco duplas amadoras, implicando que cada competidor jogue 36 buracos no dia 02, enquanto o dia 03 de agosto será reservado aos 10 confrontos de singulares.