O Macau Open de Golfe arrancou hoje com o Pro-Am, que levou aos "greens" do Westin Resort 144 atletas, dos quais 132 do Asian Tour.

O dia de hoje foi preenchido com uma volta ao campo com jogadores amadores e profissionais, tendo contado com a participação de 12 jogadores locais, entre os quais o antigo líder do Governo, Edmund Ho, que presidiu ao "tee off" do torneio.

Com um prémio monetário de 750.000 dólares norte-americanos, o Macau Open está na sua 14ª edição e tem como estrelas de cartaz o britânico veterano Ian Woosnam, o tailandês Thongchai Jaidee, o chinês Zhang Lian-wei - único golfista a vencer por duas vezes o Macau Open - e o taiwanês Chan Yih-shin, que regressa a Macau para tentar reconquistar o primeiro lugar de 2011.

No lançamento do torneio, José Tavares, vice-presidente do Instituto do Desporto de Macau salientou o objetivo de reforçar a importância do Macau Open na região asiática, ao mesmo tempo, que se procura afirmar a cidade como principal centro asiático de negócios, lazer e entretenimento.

Para Chan Yih-shin, que tenta uma segunda vitória localmente, estar em Macau é um novo desafio onde vai tentar estar concentrado e não cometer erros para estar no topo da qualificação.

«Vou tentar jogar bem, trabalhar para lutar pela vitória», disse, ao realçar também, tal como Zhang Lian-wei, que há muito bons jogadores na prova pelo que qualquer deslize pode traduzir-se na perda significativa de pontos.