O inglês Ross Fisher e o escocês Stephen Gallacher são os primeiros comandantes do VI Portugal Masters em golfe, ao marcarem 65 pancadas, seis abaixo do PAR, na volta inaugural ao percurso do Oceânico Victoria, em Vilamoura.
O também escocês George Murray segue na perseguição aos líderes, com mais um “shot”, enquanto o campeão em título, o inglês Tom Lewis, segue no grupo dos 16.ºs classificados, com 69 pancadas, duas abaixo.
«Foi muito agradável. Sempre que conseguimos um bom resultado é bom. Foi duro acordar às 06:00 e estar no ‘tee’ logo às oito, mas acabei por ter os ‘greens’ perfeitos e aproveitei para fazer uns bons primeiros nove buracos», admitiu Ross Fisher, já com quatro vitórias no Circuito Europeu, que hoje marcou sete “birdies” e um “bogey”.
Stephen Gallacher, que fez três “birdies” em cada metade da volta, também admitiu alguma dificuldade para suportar o vento, embora tenha elogiado o sol algarvio e as condições “perfeitas para jogar golfe” em Vilamoura.
Gallacher pode aproveitar a semana para pôr um ponto final numa série de oito anos sem vitórias no “tour”, tendo conquistado pela última vez um torneio do Circuito Europeu em 2004, no Dunhill Links Championship.
Num dia marcado pelo vento, sobretudo na jornada da tarde, o Victoria recebeu mais de 6.500 espetadores para uma jornada em que as estrelas da recente vitória europeia sobre os Estados Unidos na Ryder Cup não puxaram dos “galões”.
O alemão Martin Kaymer está igualado com Lewis no grupo dos 16.ºs, o italiano Francesco Molinari está entre os 57.ºs e o capitão da Europa, o espanhol José Maria Olazabal, é 114.º.
Os três “vice-capitães” europeus presentes também tiveram prestações abaixo do esperado: o espanhol Miguel Angel Gimenez está na 16.ª posição, o norte-irlandês Darren Clarke é 33.º, tal como o dinamarquês Thomas Bjorn.
A sexta edição do principal torneio português do Circuito Europeu dificilmente poderia ter começado melhor para as cores portuguesas, sobretudo para Filipe Lima e para os amadores Pedro Figueiredo e Ricardo Melo Gouveia, que estão todos no grupo dos 33.ºs classificados, ao lado de algumas “estrelas” da Ryder Cup.
Filipe Lima mostrou que apesar de relegado para o Challenge Tour continua a ter classe para jogar na primeira divisão do “tour”, enquanto os jovens amadores universitários, de 21 anos, acabaram por aguentar da melhor forma a pressão.
O Portugal Masters distribui 2.250 euros, dos quais 375.000 para o campeão.