O golfista português José Filipe Lima conseguiu passar esta terça-feira o "cut" da Qualifying School (Escola de Qualificação), que decorre em Girona, Espanha, e prossegue na corrida ao European Tour do próximo ano.

Depois de um excelente percurso de 64 pancadas na segunda-feira, hoje, na quarta e última volta que definia o "cut", Filipe Lima esteve menos bem, terminando o percurso com 76 pancadas, mas bem dentro da qualificação para as duas últimas voltas, terminando estes primeiros quatro dias no grupo dos 27.ºs, com um total de 281 pancadas.

Para poder integrar a próxima época do European Tour, no qual já se encontra o português Ricardo Santos, Lima tem de terminar entre os 25 primeiros classificados desta Qualifying School, a decorrer no PGA Catalunya Resort, em Girona, Espanha, e que se disputa numa maratona de seis voltas.

Depois de cumpridas as primeiras quatro voltas, apuraram-se para as duas rondas decisivas os jogadores classificados até ao lugar 70. No final destas duas voltas, os 25 primeiros ganham a categoria 11b do European Tour (e a categoria 4 do Challenge Tour), o que lhes permite competir na maioria dos torneios da época 2013 do European Tour.

Os jogadores que passaram o "cut" asseguraram já a categoria 14 do European Tour (e a categoria 7 do Challenge Tour), o que lhes confere a possibilidade de participarem num número reduzido de torneios da época 2013 do European Tour. Os restantes jogadores ficam com a categoria 12 do Challenge Tour, que lhes permite competir nos torneios de 2013 desta competição.