O Open da Madeira foi reintegrado no calendário do circuito europeu de golfe para 2013, anunciou hoje o gabinete de imprensa do European Tour em Portugal.
O Open da Madeira, cuja edição de 2012 foi conquistada pelo português Ricardo Santos, tinha sido uma das várias provas que não figuravam no calendário do próximo ano, embora, na altura do anúncio, estivessem ainda algumas datas por preencher.
O torneio ficou agendado para se disputar entre 16 e 19 de maio do próximo ano, coincidindo com o campeonato do Mundo de "Match Play", e integrará os calendários oficiais do European Tour e Challenge Tour, contando assim para a Corrida para o Dubai do European Tour e para o "ranking" do Challenge Tour.
«É com enorme prazer que receberemos visitantes de todo o Mundo para a 21.ª edição do Madeira Islands Open no nosso percurso de campeonato. Maio é o mês do Festival das Flores, celebrando a beleza natural da Madeira. É, portanto, o período ideal para se visitar a ilha», disse António Henriques, presidente do Clube do Santo da Serra.
Por seu turno, Keith Waters, diretor-executivo de operações do European Tour, realçou que o Madeira Islands Open se tornou «numa das etapas fixas e tradicionais do calendário».
«A edição do ano passado permanecerá na memória de todos quantos assistiram e o facto de Ricardo (Santos) ter sido nomeado Sir Henry Cotton Rookie of the Year (jogador estreante do ano) só irá aumentar a expetativa em redor da próxima edição», acrescentou Keith Waters.
Quando voltar a disputar o Open madeirense, Ricardo Santos, que foi apenas o segundo português a vencer uma prova do European Tour, depois de Daniel Silva, terá a oportunidade de tentar se tornar no primeiro jogador a defender com êxito o título na prova insular.
Além do Open da Madeira, Portugal organizará ainda outra prova pontuável para o European Tour, o Portugal Masters, que ficou agendado para se realizar entre 10 e 13 de outubro.