O português Ricardo Santos manteve esta quinta-feira a liderança do Qatar Masters em golfe, que decorre em Doha até sábado, em conjunto com o espanhol Sergio Garcia, o alemão Martin Kaymer e o australiano Marcus Fraser.

Ricardo Santos terminou a segunda volta ao percurso do clube de golfe de Doha com 70 pancadas, duas abaixo do PAR, anotando no seu cartão cinco "birdies" e três "bogeys", para um agregado de 135 pancadas (nove abaixo).

Depois de ter liderado isolado o primeiro dia do torneio, com sete pancadas abaixo do PAR, o português deixou-se alcançar por dois nomes sonantes do golfe mundial, Sergio Garcia, autor da melhor volta do dia (66), e Maryin Kaymer, e ainda pelo australiano Marcus Fraser, o que chegou para manter "ex aequo" a liderança do torneio.

«Bati a bola muito bem. Falhei só algumas pancadas, mas estou contente com esta volta. À tarde, o vento esteve um pouco mais forte do que de manhã, por isso estou satisfeito com duas abaixo. Nunca é fácil, mas comecei muito bem – após quatro buracos estava três abaixo - por isso disse a mim mesmo para continuar a jogar assim», afirmou Ricardo Santos, citado no site oficial do circuito europeu na internet.

O Qatar Masters integra o calendário internacional do PGA European Tour e segue-se ao Abu Dhabi Championship, no qual Santos alcançou o quarto lugar, uma classificação que lhe valeu um prémio de 100 mil euros e que lhe permitiu ascender do 45.º para o 11.º lugar na Corrida ao Dubai (ordem de mérito do circuito europeu) e de 271.º para 183.º no “ranking” mundial.

O português avança agora para as duas rondas finais com francas hipóteses de discutir o triunfo. «Só quero jogar o melhor que sei, depois veremos. Quero desfrutar o fim de semana», afirmou o algarvio, que em 2012 venceu o Open da Madeira, tornando-se no primeiro jogador a ganhar uma prova do circuito europeu no ano de estreia.

Em novembro de 2012, Ricardo Santos foi eleito estreante do ano no circuito europeu, tendo-lhe sido atribuído o prémio Sir Henry Cotton Rookie of the Year.