O algarvio Ricardo Santos deverá jogar o campeonato nacional PGA e a Taça Manuel Agrellos, que se realizam em agosto, foi hoje anunciado em conferência de imprensa.

A participação de Ricardo Santos naqueles torneios é uma das novidade do calendário oficial de 2013 da PGA de Portugal, a par do facto de o campeonato nacional estar este ano todo concentrado no mês de agosto.

O calendário foi hoje apresentado em sessão realizada num hotel de Vilamoura, que reuniu vários praticantes da modalidade e que foi antecedida de um torneio social para amadores.

«O Ricardo Santos compreende a importância que a sua presença tem nos nossos torneios, sobretudo os mais emblemáticos, e disse-me que, para além do Campeonato Nacional PGA, desejava também jogar a Taça Manuel Agrellos», afirmou José Correia, presidente da associação dos golfistas profissionais portugueses.

Ricardo Santos, por seu turno, aproveitou para agradecer à PGA de Portugal e aos seus patrocinadores «o esforço que têm feito, porque é muito importante este trabalho de organizar torneios e um circuito para todos os profissionais».

Ricardo e o irmão, Hugo Santos, foram homenageados pela PGA de Portugal, tendo Hugo, o mais velho, de 32 anos, recebido um cheque de mil euros entregue por Carlos Ferreira, da Tee Times Golf, e por José Correia.

O prémio deve-se ao facto de o jogador ter encerrado 2012 como número 1 da Ordem de Mérito "Tee Times Golf", hierarquia que contabiliza apenas os pontos dos torneios disputados em Portugal.

Além disso, Hugo Santos sagrou-se ainda bicampeão europeu de profissionais de clube e sucedeu ao seu irmão na lista de campeões nacionais.

Campeão nacional em 2011, Ricardo Santos não defendeu o título em 2012, por entretanto ter ascendido ao European Tour, a primeira divisão do golfe profissional europeu.

Desde então, o algarvio, de 30 anos, tem batido recordes nacionais, subindo esta semana ao 10.º lugar da Corrida para o Dubai, do European Tour, bem como ao 139.º posto do ranking mundial, dois recordes nacionais.

A Taça Manuel Agrellos decorre a 02 e 03 de agosto e o Campeonato Nacional PGA de 15 a 18 de agosto.

O calendário oficial da PGA de Portugal de 2013 será composto por aqueles dois "majors" e ainda por seis torneios de categoria "open" e oito do "pro-am series".

No que se refere a eventos internacionais, salientam-se o Portugal Masters (Outubro), Madeira Islands Open (Maio), Açores Ladies Open (junho) e três torneios em março do Jamega Pro Golf Tour, dois em Espanha e um no Algarve.