Cerca de 60 atletas de dez países e territórios vão participar no Macau Special Olympics Golf Masters 2013, a decorrer de 22 a 27 de abril, disse hoje à agência Lusa o diretor do torneio, Stefan Kuehn.

Organizada pela Associação de Beneficência dos Leitores da revista Macau Business, a segunda edição do torneio tem atualmente 14 equipas confirmadas, incluindo formações estreantes da Malásia, Índia, Brunei e Reino Unido.

Estas equipas juntam-se aos seis países e territórios que integraram a primeira edição do torneio realizada no ano passado: China, Hong Kong, Macau, Taiwan, Coreia do Sul e Austrália.

Stefan Kuehn aposta no aumento do «nível de aceitação dos atletas com condição especial na região da Ásia-Pacífico» como o principal objetivo a atingir no segundo ano do evento, disse o responsável em declarações à agência Lusa.

«Acreditamos que o golfe é o desporto perfeito para promover os special olympics e mostrar ao mundo que estas pessoas não são diferentes, porque é um desporto muito exigente a nível físico e mental para todos os praticantes», afirmou o também vice-diretor da Associação de Beneficência.

O torneio propriamente dito vai decorrer em dois níveis – iniciados e profissionais – durante três dias, entre 24 e 26 de abril, no campo de golfe 'Caesars', a casa asiática da escola de Butch Harmon, ex-treinador de Tiger Woods.

O evento conta com o apoio de várias organizações privadas além do governo de Macau e inclui visitas culturais entre outras atividades no território.

«Toda a gente já ouviu falar de Macau, mas essencialmente pela vertente do jogo. O próprio Governo está interessado em promover outra imagem do destino», sublinhou Stefan Kuehn.

A primeira edição do torneio decorreu em julho de 2011, ano em que a fundação da associação Macau Special Olympics celebrou 25 anos de existência.