Adam Scott conquistou hoje o Masters de Augusta, nos Estados Unidos, o primeiro torneio do Grand Slam da temporada, ao derrotar o argentino Angel Cabrera no segundo buraco do “play-off”.

No mesmo local onde tinha sido segundo em 2011, Scott conquistou, aos 32 anos, o seu primeiro “major”, e tornou-se no primeiro australiano a vencer no campo do estado da Geórgia.

Frente a Cabrera, de 43 anos e vencedor do Open dos Estados Unidos de 2007 e do Masters de 2009, Scott precisou de recorrer a dois buracos extra para vencer, beneficiando também de alguma sorte, pois Cabrera esteve a milímetros de conseguir “birdies” (uma abaixo do PAR) no buraco 18 e depois no 10.

Contudo, na repetição do buraco 10, o australiano conseguiu uma pancada que lhe deu um “birdie” e o triunfo e mais de um milhão de dólares em prémio monetário.

Os dois golfistas chegaram ao buraco 18 empatados com um agregado de 279 pancadas (nove abaixo do PAR), conseguindo um "birdie" no derradeiro buraco.

Primeiro foi Scott, com um “putt” longuíssimo, colocando pressão em Cabrera, que respondeu com uma excelente pancada, deixando a bola à entrada do buraco.

O australiano Jason Day liderava a prova nos derradeiros buracos, mas acabou por falhar, fazendo dois “bogeys” (uma acima do PAR) no 16.º e no 17.º e falhando por muito pouco um "birdie" no buraco 18.

Depois de ter sido penalizado na véspera, número um mundial, o norte-americano Tiger Woods, não conseguiu recuperar o suficiente e terminou no grupo dos quartos classificados, com um total de 283 pancadas (cinco abaixo do PAR).

Já o norte-irlandês Rory McIlroy, número dois da hierarquia mundial, ficou apenas entre os 25/os posicionados, com duas pancadas acima do PAR.

O vencedor de 2012, o norte-americano Bubba Watson, que também festejou apenas no “play-off”, classificou-se nos 50/os do torneio, com um total de 295 "shots" (sete acima do PAR).

O primeiro "major" da temporada teve a sua história da Cinderela, com o adolescente chinês Tianlang Guan, de apenas 14 anos, que se tornou o mais jovem de sempre a participar no Masters e ainda conseguiu passar o "cut" em Augusta, algo que nunca um golfista da China tinha conseguido.

No final do torneio, Guan terminou no 58.º posto, com um agregado de 300 pancadas (12 acima do PAR).