Um total de 47 atletas e 27 treinadores de 12 países e territórios participam no Macau Special Olympics Golf Masters 2013 entre 22 e 27 de abril, disse hoje à agência Lusa Paulo Azevedo, um dos promotores do torneio.
O sul-africano Thomas Lugg, três vezes campeão do mundo em provas dedicadas aos Special Olympics – para portadores de deficiência intelectual -, é a estrela do torneio e será um dos atletas de nível cinco, o mais elevado deste género de competições, a participar em duas rondas de 18 buracos ao campo de golfe do 'Caesars' em Macau, a casa asiática da escola de Butch Harmon, ex-treinador de Tiger Woods.
Organizado pela Associação de Beneficência dos Leitores da revista Macau Business, a segunda edição do torneio tem como formações estreantes Malásia, Índia, Brunei, Áustria, África do Sul e Reino Unido, enquanto China, Hong Kong, Macau, Taiwan, Coreia do Sul e Austrália repetem a participação.
Paulo Azevedo, proprietário do grupo Macau Business salienta que, à partida para a segunda edição, a organização volta a contar com o patrocínio de «várias empresas locais e do governo de Macau» e pretende «tornar o torneio de nível mundial, porque já o é na Ásia-Pacífico, no maior torneio de golfe para Special Olympics».
«São eventos que só podem ser organizados porque há uma conjugação de esforços do tecido empresarial de Macau - que mais uma vez respondeu à altura - mas também o Governo de Macau, que pela segunda vez, reforçando a sua posição, desta vez integrou vários serviços da administração na organização do projeto», explicou Paulo Azevedo.
O torneio propriamente dito decorre a 24, 25 e 26 de abril com três níveis de competição, acrescentou.
No nível 1, dedicado aos iniciados, os atletas competem apenas no "putting green" e no "driving range"; no nível 2, fazem duas rondas de nove buracos e, no nível 5, duas rondas de 18 buracos.
«São quatro torneios dentro de uma prova porque o objetivo aqui neste tipo de competição é também trazer a sociedade civil a conhecer e a participar numa prova com estes atletas especiais e por isso há vários jogadores locais, amadores, que vão fazer equipa com os Special Olympics numa determinada categoria da prova», disse ainda Paulo Azevedo, que quer tornar Macau na sede dos torneios dedicados aos Special Olympics.
A primeira edição do torneio decorreu em julho de 2011, ano em que a fundação da associação Macau Special Olympics celebrou 25 anos de existência.