O norte-americano Phil Mickelson é o líder provisório do US Open em golfe, depois de a primeira volta, perturbada pela chuva, ter sido interrompida por falta de luz natural na quinta-feira, impedindo 78 jogadores de terminar a jornada.

Apesar das diversas paragens, uma delas de mais de três horas, devido à chuva que caiu no Merion Club, em Ardmore, Pensilvânia, Mickelson, cinco vezes segundo classificado neste torneio do Grand Slam (um recorde), conseguiu completar o percurso, com 67 pancadas, três abaixo do PAR (70).

Enquanto aguarda que a primeira volta seja retomada, Mickelson comanda com duas pancadas de vantagem sobre o belga Nicolas Colsaerts, mas alguns jogadores estão em posição de ameaçar a sua posição, em especial o inglês Luke Donald, que no momento da interrupção seguia com quatro pancadas abaixo do PAR após 13 dos 18 buracos.

O norte-americano Tiger Woods, vencedor do US Open em três ocasiões e um dos grandes favoritos, parece ter-se magoado no punho esquerdo na segunda bancada do primeiro buraco, o que pode explicar o seu mau arranque, com quatro "bogeys" para apenas dois "birdies" nos 10 buracos que completou. Woods, que agarrou o pulso várias vezes, segue com dois “shots” acima do PAR.

A primeira volta será retomada às 7h15 locais (12:15 em Lisboa).