Alguns dos melhores golfistas mundiais vão marcar presença na VII edição do Portugal Masters, a ser disputado no Algarve, apesar de este ano se ter registado novo corte nos prémios monetários.

Entre quinta-feira e domingo, o percurso do Oceânico Victoria Vilamoura recebe não só as estrelas do circuito European Tour, a primeira divisão do golfe europeu, como também a maior representação lusa num torneio internacional de golfe.

Entre os principais nomes inscritos na prova lusa, realce para a presença de jogadores como o alemão Martin Kaymer, o neo-zelandês Michael Campbell ou o espanhol Miguel Angel Jimenez.

Ricardo Santos, o melhor golfista português de sempre, que ocupa atualmente a 55.ª posição da "Race to Dubai" (o "ranking" europeu), é a esperança maior entre a "armada" portuguesa, que inclui também José Filipe Lima, Tiago Cruz, Hugo Santos, António Rosado, Pedro Figueiredo, Nuno Henriques e ainda os amadores Ricardo Melo Gouveia e João Carlota.

Tiago Cruz, Hugo Santos e António Rosado foram os três primeiros classificados no PGA Portugal Tour, que terminou sexta-feira no percurso do Vidago Palace.

São nove golfistas lusos entre os 170 profissionais que estarão nos "greens" do Oceânico Victoria a disputar prémios monetários de um valor global de dois milhões de euros, dos quais cerca de 300 mil serão destinados ao vencedor.

O Portugal Masters nasceu em 2007 com um "prize-money" global superior a três milhões de euros, mas a crise financeira levou a cortes que já ultrapassam um terço do valor inicial.

Apesar do corte de 250 mil euros relativamente à edição do ano passado, o maior torneio de golfe português vai contar com algumas das estrelas do golfe europeu e mundial e com cinco dos seis vencedores das edições anteriores.

Os ingleses Steve Webster (2007) e Tom Lewis (2011), o espanhol Álvaro Quiros (2008), o australiano Richard Green (2010) e o irlandês Shane Lowry (2012) regressam a Vilamoura para tentar a segunda vitória, o que ninguém até agora alcançou.

Dos ex-campeões, apenas o inglês Lee Westwood estará ausente, um jogador que arrancou até ao topo do "ranking" mundial depois de vencer a terceira edição do Portugal Masters, em 2009.

A VII edição do Portugal Masters realiza-se poucos meses após o espanhol Quiros decidir mudar a sua residência para o Algarve, para passar a representar o Oceânico Victoria, o mesmo clube de Ricardo Santos, golfista que pretende se manter nos 60 primeiros do "ranking" para poder disputar o World Tour Championship do Dubai, o torneio que encerra a época (14 a 17 de novembro) e distribui prémios recorde de oito milhões de dólares (5,9 milhões de euros).

O torneio algarvio conta, contudo, com golfistas consagrados, que vão certamente estar no centro das atenções ao longo do percurso de Vilamoura. É o caso do alemão Martin Kaymer, que chegou ao topo do "ranking" mundial durante o período negro do norte-americano Tiger Woods, mas também de Michael Campbell, vencedor do US Open em 2008, dois jogadores que atraem os apreciadores da modalidade.

Miguel Angel Jimenez, o veterano espanhol que é presença habitual nas equipas europeias da Ryder Cup, os italianos Francesco Molinari e Matteo Manassero ou o inglês David Lynn são outros dos jogadores de topo que vão estar no Victoria.

A lista de "estrelas" inclui ainda o melhor jogador dinarmarquês de todos os tempos e ex-vice-capitão da equipa europeia da Ryder Cup, Thomas Bjorn (também ex-vencedor do extinto Open de Portugal), mas também os ingleses Ross Fisher (também ex-Ryder Cup), Simon Khan, Chris Wood, Robert Rock ou Simon Dyson, os franceses Thomas Levet e Raphael Jacquelin, o espanhol Gonzalo Fedez-Castano, o escocês Paul Lawrie ou o belga Nicolas Colsaerts.

Com os golfistas do topo do "ranking" europeu, a maior representação lusa de sempre e Ricardo Santos com cinco "top 10" nos torneios disputados esta época, o VII Portugal Masters poderá tornar-se na prova mais emocionante até agora realizada.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.