O golfista português Ricardo Santos terminou hoje a primeira ronda do Masters de Xangai, China, no grupo dos 55.ºs classificados, com cinco pancadas acima do PAR e a 12 do líder, o norte-americano Luke Guthrie.

Ricardo Santos ocupa atualmente a 59.ª posição da "Race to Dubai" (Corrida para o Dubai, o "ranking" europeu) e o seu objetivo prioritário, que admitiu à agência Lusa, é manter-se entre os 60 primeiros da tabela para poder disputar o DP World Tour Championship, o milionário torneio do Dubai que encerra a temporada do circuito europeu e distribui prémios monetários de oito milhões de dólares (5,8 milhões de euros).

O golfista de Vilamoura, que falhou o "cut" no Portugal Masters, tal como os seus oito compatriotas que iniciaram a prova, concluiu a primeira volta do torneio chinês, que conta com prémios de sete milhões de dólares, com 77 pancadas, cinco acima do PAR 72 do percurso do "Golf Club Lake Malaren", anotando um único "birdie" e seis "bogeys" no cartão de hoje.

Santos, que é atualmente o jogador número 204 do "ranking" mundial e alcançou esta época cinco top 10 e prémios monetários de mais de 450 mil euros, garantiu já o cartão que lhe permitirá manter-se no "European Tour", a primeira divisão do golfe europeu, na próxima temporada.

O Masters de Xangai é liderado pelo norte-americano Luke Guthrie, jogador número 85 do mundo, com um total de 65 pancadas, sete abaixo do PAR, seguido por dois compatriotas, o mediático John Daly (-4) e Peter Uihlein (-3).