O golfista sueco Henrik Stenson, número um da Europa e três do mundo, assumiu hoje a liderança do DP World Tour Championship do Dubai, torneio de encerramento da temporada europeia, que distribui prémios de 5,9 milhões de euros.
Henrik Stenson, vencedor da edição deste ano da FedEx Cup no circuito norte-americano, destronou o espanhol Alejandro Canizares da liderança do torneio do Dubai, concluindo a segunda ronda com um agregado de 132 pancadas nos dois dias, 12 abaixo do PAR.
O golfista de Gotemburgo, de 34 anos, conseguiu em 2013 a melhor época da sua carreira, encaixando prémios monetários de 2,38 milhões "European Tour" (circuito europeu) e 6,3 milhões no "PGA Tour" (norte-americano).
Stenson, profissional desde 1998, venceu dois torneios esta temporada - o Tour Championship by Coca-Cola (1,4 milhões) e o Deutsche Bank Championship (também 1,4 milhões) - além de dois pódios em "majors", o segundo lugar no British Open e a terceira posição no US PGA Championship.
Alejandro Canizares, que terminou a primeira ronda na liderança, está agora a uma pancada do sueco.
O português Ricardo Santos, que conseguiu cinco top "10" e prémios de quase 500 mil euros, falhou a qualificação para o DP World Tour Championship do Dubai, ao concluir a temporada na 65.ª posição da tabela, quando o torneio é limitado aos 60 melhores golfistas da tabela europeia.