O golfista sueco Henrik Stenson, número um europeu e três mundial, conservou este sábado a liderança do DP World Tour Championship do Dubai, torneio de encerramento da temporada europeia, que distribui prémios de 5,9 milhões de euros.
Henrik Stenson, vencedor da edição deste ano da FedEx Cup no circuito norte-americano, concluiu a terceira ronda do torneio com um agregado de 199 pancadas, 17 abaixo do PAR, e uma de vantagem sobre o segundo classificado, que é agora o francês Victor Dubuisson.
Dubuisson, número nove do "ranking" europeu e 39 do Mundo, protagonizou a melhor volta do dia, com oito pancadas abaixo, anotando 11 "birdies", um "bogey" e um duplo "bogey" nos 18 buracos do Jumeirah Golf Estates, no Dubai.
Stenson concluiu a volta de hoje com cinco pancadas abaixo do PAR, depois de conseguir seis "birdies" e apenas um "bogey" nos 18 buracos.
O golfista de Gotemburgo, de 34 anos, conseguiu em 2013 a melhor época da sua carreira, encaixando prémios monetários de 2,38 milhões de euros no "European Tour" (circuito europeu) e 6,3 milhões no "PGA Tour" (norte-americano).
Profissional desde 1998, Stenson venceu dois torneios esta temporada - o Tour Championship by Coca-Cola (1,4 milhões) e o Deutsche Bank Championship (também 1,4 milhões) -, além de dois pódios em "majors", o segundo lugar no British Open e a terceira posição no US PGA Championship.
O espanhol Alejandro Canizares, que liderava após a primeira volta, perdeu mais uma posição e é agora terceiro ex-aequo com o inglês Ian Poulter, ambos com um agregado de 203 pancadas, 13 abaixo do PAR.
O português Ricardo Santos, que conseguiu cinco top 10 e prémios de quase 500 mil euros, falhou a qualificação para o DP World Tour Championship do Dubai, ao concluir a temporada na 65.ª posição da tabela, quando o torneio é limitado aos 60 melhores golfistas da tabela europeia.